Foto: Valquir Aureliano/O Estado |
Pedro Ken, meia: ?Pressão é normal?. |
Se a crise está rondando a área e os reforços não estão dando conta do recado, chame os Meninos da Graciosa. Pois é assim mesmo que o Coritiba irá entrar em campo hoje para enfrentar o Cascavel. Tal qual super-heróis adolescentes, nada mais, nada menos, que seis pratas-da-casa terão a responsabilidade de fazer o Alviverde voltar a ganhar no Campeonato Paranaense e tirar a equipe da indigesta 12.ª colocação. Uma pressão que não assusta Henrique, Rodrigo Mancha, Pedro Ken, Marlos, Ânderson Gomes e Keirrison no confronto programado para as 21h45, no Couto Pereira.
?A pressão é normal, pelo clube que é o Coritiba e pela torcida que tem. Mas temos que estar tranqüilos, com a cabeça boa, para enfrentar tudo isso?, aponta o meia Pedro Ken, de 19 anos. Assim como os torcedores, ele garante que os jogadores também querem e lutarão pela reabilitação e volta para a 1.ª Divisão. ?Quem entrará em campo, independente de ser da base ou não, vai procurar dar o seu máximo para buscar a vitória. A torcida só tem a melhorar e a ajudar a buscar os três pontos?, projeta o garoto, que vive o dia-a-dia do clube há mais de dez anos.
De acordo com Keirrison, o momento é complicado, a pressão é grande, mas a dedicação não fica atrás. ?Estamos batalhando para conquistar logo uma vitória, e pegar mais confiança. Assim vamos crescer no campeonato?, analisa. E confiança é o que o próprio atacante também precisa, já que irá fazer a sua primeira partida como titular desde dezembro. ?Todos nós estamos precisando da vitória para ganhar confiança e tenho certeza que vamos conquistar um bom resultado?, garante o jogador de 18 anos.
Para o técnico Guilherme Macuglia, é a hora da piazada mostrar que pode vestir a camisa alviverde. ?Eles estão tendo a oportunidade, e avalio aqueles que estão num melhor momento e, se eles comprovarem qualidade, serão mantidos?, promete o treinador. O time ainda poderia ter o goleiro Café, formado em casa, mas Macuglia preferiu apostar na estréia do experiente Marcelo Bonan. ?Para dar essa experiência aos jogadores mais jovens é importante num momento como este?, justifica.
Marcos Mendes (expulso contra Nacional) e Juninho (punido pelo TJD no cartão vermelho tomado contra o Engenheiro Beltrão) terão que cumprir suspensão automática. Em seus lugares entram Túlio e Pedro Ken. No gol e no ataque, com as saídas de Café e Hugo para as entradas de Bonan e Keirrison, são opções técnicas.
Recuperado da lesão no pé, Túlio volta ao time
O volante Túlio surpreendeu a todos e já está de volta ao time do Coritiba. Após sofrer uma lesão no pé esquerdo e ficar três rodadas afastado dos gramados, o jogador estava sendo preparado para retornar no clássico contra o Paraná Clube, mas a punição imposta sobre Juninho apressou os planos do técnico Guilherme Macuglia. ?É um momento feliz, é sempre bom treinar e ficar com o grupo. Esse jogo é de fundamental importância, até porque é em casa e precisamos ganhar?, analisa.
Experiente, o volante quer comandar a garotada contra o Cascavel. ?São jogadores excelentes, de técnica muita apurada. Costumo dizer para eles que aqui tem grandes jogadores, os meninos têm jogado bastante e já têm uma certa experiência também?, destaca Túlio. Para ele, o time ainda está em início de temporada e tem tudo para melhorar. ?A oscilação é normal, mas estamos trabalhando em todos os sentidos e espero que a gente possa melhorar para conseguir as vitórias e apagar a má imagem do time até agora?, finaliza.
Cascavel pronto pra outro bote
Cristian Toledo
O Cascavel enfrenta o Coritiba depois da grande vitória sobre o Atlético – 4 a 3, de virada. Mas o ambiente na Cobra não é dos melhores. O técnico Lorival Santos quase largou o clube na segunda, depois de problemas com a diretoria e uma proposta do Roma Apucarana – que acabou contratando Vanderlei Paiva. A falta de treinamentos mais fortes até o jogo de hoje deixa uma série de dúvidas para a escalação da Cobra. A princípio, apenas uma alteração seria necessária em relação ao time que venceu o Atlético. Gilmar, suspenso, abre uma vaga na equipe, que seria disputada por Tita e Rodrigo Caldeira. Na zaga, João Renato é dúvida, mas o próprio jogador acredita que poderá atuar contra o Coxa.
CAMPEONATO PARANAENSE
1ª Fase – 6ª Rodada
Súmula
Local: Couto Pereira
Horário: 21h45
Árbitro: José Ricardo Bigaski Stolle
Assistentes: Nilton Martins e Elson Silva Santos
CORITIBA x CASCAVEL
Coritiba
Marcelo Bonan; China, Henrique, Leandro e Daniel Cruz; Rodrigo Mancha, Túlio, Marlos e Pedro Ken; Anderson Gomes e Keirrison. Técnico: Guilherme Macuglia
Cascavel
Gledson; Tiago Soler, João Renato (Rodrigo Caldeira) e Fabiano; Michel, Rodrigo Caldeira (Tita), Rodrigo Costa, Grafite, Gildásio e Tita (Clayton); Jânio. Técnico: Lorival Santos