Depois da tempestade, o Coritiba tem tudo para curtir a bonança. Pelo menos tudo está favorável. A torcida cobrou mais empenho, em contrapartida promete apoio. O técnico Paulo Bonamigo escolheu os ?mais corajosos? para encarar a pressão e a tabela favorece. Dos próximos quatro jogos na Série B, três serão realizados no Couto Pereira. Se o Coxa fizer a lição de casa, garante nove pontos para desempacar na classificação e figurar novamente no G4. E o primeiro passo pode ser dado hoje, diante do Santo André, às 20h30, em casa.
?A conversa com a torcida foi muito boa e foi a mesma que tivemos antes do retorno da Copa do Mundo. Fizemos um pacto porque, dos próximos quatro jogos, três são em casa?, analisa o goleiro Artur. De acordo com ele, o time pode reviver a fase pós-Mundial, que levou a equipe até a liderança da Segundona. ?Formando aquela corrente no início da segunda fase do campeonato e, agora, com as vitórias em casa e, fazendo um grande jogo contra o Ceará, podemos voltar a ficar perto ou mesmo na primeira colocação?, projeta o arqueiro do Coritiba.
No entanto, o elenco diz estar consciente de que a fase é ruim e todos precisam melhorar. ?O grupo está ciente que não vem atuando bem e tomara que possamos reverter toda essa situação?, diz o volante Rodrigo Mancha. De qualquer forma, ele também vibra com o apoio dos torcedores. ?Todos os jogos eles têm apoiado muito e reconhecemos que o último jogo não foi o que eles esperavam. Contra o Santo André, esperamos que eles apóiem os 90 minutos e, depois, podem criticar como quiserem?, diz.
E qual a receita para voltar a vencer depois de seis rodadas e evitar novos protestos nas arquibancadas? ?Temos que jogar futebol, temos que ter tranqüilidade, não podemos jogar de qualquer maneira, temos que ser inteligentes e ter paciência para manter a bola no pé?, aponta Artur. Ele, que esteve presente na reunião com um grupo de torcedores, pede mais uma vez paciência para a torcida. ?Às vezes, pode ser aos 45? do segundo tempo que o gol saia. Mas, temos que jogar com tranqüilidade e organizados para o gol sair?, completa o camisa 1.
Bonamigo está entre Jackson e Cristian
Depois de praticamente definir a equipe para pegar o Santo André, o técnico Paulo Bonamigo fez novas experiências e leva uma dúvida até momentos antes do confronto. O treinador ainda não sabe se vai a campo com Jackson ou Cristian. O primeiro aumenta o poder de marcação, enquanto o segundo dá mais criatividade à meiúca e é opção também para as cobranças de falta próximas da grande área.
?O time é este que treinou durante a semana. O Carlão entra na esquerda, além do Mancha, do Caio e do Jéfferson. Estou pensando um pouco no sistema de armação do meio-de-campo, por isso há a possibilidade do Cristian jogar?, explicou Bona. Nos trabalhos do CT da Graciosa, ele substituía Jackson por Cristian para ver a performance da equipe, mas a tendência mesmo é que o primeiro permaneça como titular.
No restante do time, Mancha ganha a vaga de Egídio, Caio sai do ataque e passa a atuar na meia, além de Carlão, que substitui Ricardinho, e Jéfferson, que retorna ao time principal após se recuperar de uma lesão muscular.
Já o atacante William voltou a ser relacionado e pode até ficar no banco de reservas, depois de perder vários gols contra o São Raimundo e ser barrado contra o Ituano.
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
27.ª Rodada
Súmula
Local: Couto Pereira
Horário: 20h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Júlio Cesar Rodrigues Santos (RS) e André Veras (RS)
Coritiba x Santo André
Coritiba
Artur; Luís Paulo, Henrique, Batatais e Carlão; Rodrigo Mancha, Paulo Miranda, Jackson (Cristian) e Caio; Ânderson Gomes e Jéfferson. Técnico: Paulo Bonamigo
Santo André
Júnior Costa; Alexandre (Cadu), Ozéia, Lelo e Pará; Bruno, Leandro Makelelê, Rincón e Vânder; Anaílson (Makanaki) e Sandro Gaúcho. Técnico: Ruy Scarpino