O Coritiba divulgou nesta quinta-feira (20) a sua decisão de deixar a Futpar, a Associação das Entidades de Prática de Futebol Profissional do Estado do Paraná. A associação reúne os 24 clubes da primeira e segunda divisão do futebol paranaense como forma de fortalecer os interesses dos clubes do Estado.

continua após a publicidade

Segundo o site oficial do alviverde, o clube deve se aproximar mais da Federação Paranaense de Futebol. Por isso, o desligamento da Futpar seria uma opção para manifestar um apoio maior à nova gestão da FPF. Em declaração ao site, o presidente coxa-branca Jair Cirino dos Santos afirmou, “Vale ressaltar que tal ato em nenhum momento representa qualquer tipo de manifestação de rompimento de relacionamento com os Clubes que compõe a Futpar”, e completou, “A motivação está fundada única e exclusivamente no intuito de prestigiar e dedicar total e irrestrito apoio à FPF e a atual Gestão do Presidente Hélio Cury na administração desta entidade”. O presidente do Coritiba negou que a atitude tenha outros interesses, como reforçar uma possível candidatura do novo Couto Pereira à Copa de 2014.

Com a saída de um dos mais tradicionais clubes do Paraná, a Futpar deve perder representatividade. Assim acredita o presidente da Futpar, Joel Malucelli. “A entidade perde força sem dúvida nenhuma”, afirmou. Sobre o futuro da entidade reiterou, “Eu acho que podemos continuar sem o Coritiba, mas isso terá que ser conversado com os demais clubes participantes”, disse Malucelli sobre o anúncio, que classificou como uma “surpresa desagradável”.

A decisão pegou todos de surpresa

continua após a publicidade

A atitude do Coritiba de anunciar seu desligamento da Futpar pegou até o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury, de surpresa. “Estou sabendo agora. Vou ver primeiro o porquê dessa desistência do Coritiba”, disse. Sobre a possibilidade de conflito de interesses entre a Futpar e a FPF, Hélio Cury não acredita que seja um dos motivos do desligamento do Coxa. “Não há conflito nenhum entre a Futpar e a FPF, pelo menos que eu saiba. O pessoal do Coritiba avaliou que o apoio à Federação é o mais certo no momento e é natural já que o clube é um afiliado a FPF”, finalizou o presidente.

Para Luciana Pombo, chefe de comunicação do Atlético, a entidade perde com o desligamento do Coxa. ” Não sabia disso. Um clube como o Coritiba junto tem mais representatividade. O Jair Cirino era um dos principais representantes. A gente lamenta a saída do Coritiba”, disse.

continua após a publicidade

Sobre os motivos da desistência do “co-irmão”, ela acredita que não foi por problemas internos. “A Futpar negociou bem com a FPF em relação aos arbitrais. Não houve nenhuma briga. Só pode ter algum tipo de relação com a tentativa de construir o novo estádio. Eles só tem como fazer um novo estádio com parcerias”, salientou Luciana.

O presidente do Paraná Clube, Aurival Correia, também foi pego de surpresa, mas diz que a posição do clube continua a mesma. “Para mim é novidade, não estou sabendo de nada. Continuamos como filiados normalmente da Futpar. O Paraná não tem nenhuma relação com a desistência do Coritiba. O nosso propósito em relação a Futpar continua o mesmo”, finalizou Aurival.