Em mais uma atuação morna, o Corinthians fez apenas o necessário para vencer o Paulista por 1 a 0, neste domingo, no Pacaembu, e se igualar ao São Paulo na tabela, faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista. Willian, de cabeça, marcou o único gol da partida no segundo tempo.

continua após a publicidade

O Corinthians chegou aos mesmos 43 pontos que o São Paulo e se manteve na briga pela primeira colocação, decidida somente na rodada final. Se tivesse tropeçado neste domingo, o time do técnico Tite teria garantido o primeiro lugar ao rival. O São Paulo segue na liderança por ter maior saldo de gols.

Com a indefinição, os dois primeiros colocados da tabela decidirão a ponta na última rodada, no próximo domingo. O Corinthians visitará a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, enquanto o São Paulo terá pela frente o Linense, fora de casa. Todos os jogos da rodada serão disputados às 16 horas de domingo. Sem chances de classificação às quartas de final, o Paulista tem 19 pontos, na parte inferior da tabela.

O JOGO – Mesmo contando com quase todos os seus titulares, o Corinthians voltou a repetir as atuações mornas que vem apresentando nos últimos jogos. Em ritmo lento, criou pouco e quase não ameaçou o Paulista no primeiro tempo.

continua após a publicidade

O início de jogo, porém, parecia promissor. Logo aos 3 minutos, Willian escapou pela esquerda, passou por dois marcadores e bateu forte da entrada da área. A bola desviou na zaga e foi para fora. Dez minutos depois, Fábio Santos levou perigo em cobrança de falta, que passou rente à trave.

Mas as investidas perigosas do Corinthians pararam por aí. Mais efetivo, o Paulista chegava ao ataque com menos frequência, mas ameaçava mais. Aos 23, Samuel Xavier recebeu grande passe dentro da área, bateu na saída de Júlio César, que espalmou para fora.

continua após a publicidade

O restante do primeiro tempo foi pródigo em lances pouco agudos no ataque e passes errados no meio-campo. Pelo Corinthians, o armador Danilo tinha atuação apagada, enquanto Ramirez atuava mais recuado, sem municiar os atacantes.

Insatisfeito, Tite tentou deixar a equipe mais ofensiva na volta do intervalo. Sacou Ramirez e colocou Gilsinho em campo e trocou Liedson por Elton. Na segunda metade da etapa, o treinador deu nova chance a Douglas, no lugar de Danilo.

As alterações surtiram efeito e o Corinthians quase abriu o placar aos 22 minutos. Paulinho deixou o meio-campo para dar grande arrancada no ataque e bater forte. Wagner,m porém, fez grande defesa. No rebote, Gilsinho encheu o pé, mas também parou no goleiro.

Melhor em campo, o Corinthians chegou ao gol aos 34 minutos. Fábio Santos avançou pela esquerda e cruzou na medida para Willian, sem marcação, cabecear para as redes. Mais aliviado pelo gol, o time da casa se soltou mais em campo e quase levou o empate dois minutos depois. Júlio César fez duas boas defesas em sequência para evitar gol de Rychely e garantir a 13ª vitória corintiana no campeonato.

Antes da rodada final do Paulista, o Corinthians jogará na quarta-feira contra o Nacional, no Paraguai, pelo Grupo 6 da Copa Libertadores. Um empate já garante o time brasileiro nas oitavas de final.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 1 X 0 PAULISTA

CORINTHIANS – Júlio César; Edenílson, Marquinhos, Leandro Castán, Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Douglas), Ramirez (Gilsinho); Willian e Liedson (Elton). Técnico: Tite.

PAULISTA – Wagner; Samuel Xavier (Barboza), Diogo, Diego Ivo, Reinaldo; Madson, Bruno Formigoni, Dener (Fabrício), Wellington; Chiquinho (Carlão) e Rychely. Técnico: Luiz Carlos Martins.

GOL – Willian, aos 34 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Willian, Madson, Diego Ivo, Leandro Castán, Bruno Formigoni, Paulinho.

ÁRBITRO – José Cláudio Rocha Filho.

RENDA – R$ 388.968,50.

PÚBLICO – 13.006 pagantes (14.864 no total).

LOCAL – Estádio do Pacaembu, em São Paulo.