Corinthians usa Copa do Brasil para amenizar crise

Após a eliminação precoce no Campeonato Paulista, o Corinthians estreia sob pressão na Copa do Brasil, nesta quarta-feira, a partir das 22 horas, contra o Bahia de Feira, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, no interior baiano. Apenas uma vitória por pelo menos dois gols de diferença, que já garante a classificação antecipada para a próxima fase da competição, será capaz de amenizar a crise no Parque São Jorge. Por isso, o técnico Mano Menezes escalará um time mais ofensivo.

Para jogar no interior baiano, o meia Renato Augusto ficará com a vaga do volante Bruno Henrique. Com a alteração, o treinador abandona o esquema tático com três volantes, com a qual o Corinthians vinha jogando nas últimas rodadas do Paulistão, e passa a atuar com dois meias na armação das jogadas.

Renato Augusto jogará mais centralizado, enquanto Jadson atuará pelo lado esquerdo. Mais à frente, pela direita, estará Romarinho. E o centroavante será o garoto Luciano.

Mano confia no poder de fogo do seu quarteto ofensivo para eliminar o jogo de volta diante do Bahia de Feira, que está agendado para o dia 16 de abril, no Pacaembu. Dessa maneira, o treinador teria quase um mês para se dedicar exclusivamente à preparação para o Brasileirão e, assim, tentar largar bem no campeonato nacional antes da paralisação para a Copa do Mundo – serão disputadas nove rodadas até 1º de junho.

O Corinthians encerra a sua participação no Campeonato Paulista no domingo, diante do Atlético Sorocaba. E, se conseguir evitar o segundo jogo contra o Bahia de Feira, só voltará a campo no dia 20 de abril, na primeira rodada do Brasileirão, contra o Atlético-MG.

“Será um período extremamente importante e precisaremos aproveitá-lo bem, porque temos necessidade de trabalhar mais”, disse o treinador. Até o início do Brasileirão, o Corinthians deve contratar dois jogadores. A ideia é que os reforços cheguem para serem titulares e o período de inatividade seja usado para que eles se adaptem ao grupo.

Com a experiência de ter conquistado o título da Copa do Brasil em 2009 e de ter ficado em segundo lugar em 2008 (perdeu a final para o Sport), em sua passagem anterior pelo Corinthians, Mano disse que seu time é amplamente favorito para passar pelo Bahia de Feira, mas é cauteloso ao comentar sobre as chances de eliminar o jogo de volta. “Minha ideia é fazer gol fora e, se possível, vencer pela diferença mínima. Somente depois é que pensaremos em um placar maior”, avisou.

Para justificar a sua tese, o treinador citou os jogos da semana passada de Palmeiras e São Paulo contra Vilhena e CSA, respectivamente – fora de casa, os times paulistas venceram por apenas 1 a 0 na estreia na Copa do Brasil. “Favoritismo não ganha jogo. Não se ganha antes da hora. Teremos muitas dificuldades e o gramado é uma delas”, revelou.

A delegação viajou na noite de terça-feira para a Bahia, mas ficará em Salvador por opção da comissão técnica. Assim, chegará em Feira de Santana – distante 100 quilômetros da capital – apenas momentos antes da partida.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo