Assim que Alexandre Pato foi contratado por R$ 40 milhões a pergunta mais comum que se fazia era: quem saíra do time? Neste sábado há uma resposta: ninguém. Todos os atacantes estão à disposição, mas o atacante contratado junto ao Milan será reserva na partida contra o São Caetano, às 16h20, no estádio do Pacaembu, pela sétima rodada do Campeonato Paulista.
“Não escalo ninguém por nome ou por status”, disse o técnico Tite. A decisão é pragmática. Por entrosamento e momento técnico, Jorge Henrique, Guerrero, Emerson serão titulares. “Claro que sei da dimensão (de Alexandre Pato) e da qualidade, mas isso (titularidade) se constrói no campo, nos treinamentos, no trabalho, e passa pelo processo de recuperação física. Não tenho tanta ansiedade”.
Alexandre Pato foi titular no empate por 0 a 0 contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, na última quarta-feira, porque Guerrero havia sido convocado pela seleção peruana. Após 73 minutos, foi substituído. Teve um bom início, mas caiu de rendimento no segundo tempo.
O momento, para Alexandre Pato, ainda é de recomeço, tanto na parte física quanto técnica. O fisioterapeuta Bruno Mazziotti já tinha pedido prudência para falar do atacante. “Só vou comemorar quanto ele fizer uma sequência significativa de jogos”. Tite também dá um outro recado ao elenco, mantendo o jogador no banco: no Corinthians não existe privilégio e todos são iguais se até o badalado e caro atacante pode ser reserva.
Essa regra se estende a outros jogadores e Tite exige comprometimento. E citou os casos de Paulinho e Guerrero, que voltaram de viagem na manhã desta sexta e foram direito ao treino. “Eu disse da importância de eles terem tratamento igual, nem foram para casa pegar roupa”, disse o técnico, que irá escalá-los mesmo após as partidas amistosas das seleções brasileira e peruana.
Tite repete a escalação que lhe deu a goleada por 5 a 0 contra o Oeste, no domingo passado, com Ralf, Paulinho e Danilo no meio e o trio de atacantes titular no Mundial – com Guerrero mais centralizado, Jorge aberto na direita e Emerson na esquerda.
Foi nessa partida contra o Oeste que o time encurralou o rival, construiu uma vitória fácil e até Alexandre Pato, que entrou no segundo tempo, fez seu gol. Douglas, após atuação apagada contra o Botafogo, sequer foi relacionado: precisa aprimorar a condição física. Renato Augusto é opção no banco de reservas.
Outro motivo que faz Tite escalar força máxima é que ele precisa realmente dar ritmo aos titulares. O próximo é só no próximo domingo contra o Palmeiras. E depois o time passará a alternar partidas pelo Paulistão com a Copa Libertadores – a estreia é no dia 20 contra o San Jose, na Bolívia. “Uma vitória contra o São Caetano pode nos colocar no G4 do Paulista”, disse.