Maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com oito taças, o Corinthians tropeçou na estreia da edição de 2013. O time do Parque São Jorge foi surpreendido pelo XV de Piracicaba e ficou apenas no empate, por 2 a 2, na tarde deste domingo, no Estádio Hermínio Ometto, em Araras, pelo Grupo G.
O resultado inesperado deixa os atuais campeões pressionados. Isso porque na outra partida da chave o União São João bateu o Americano-MA, por 3 a 1. Assim, o clube de Araras fica na liderança isolada do Grupo G, com três pontos.
Neste ano, garantirão vaga à segunda fase somente os líderes de cada grupo, além dos sete melhores segundos colocados por índice técnico. O novo regulamento obriga o Corinthians a vencer seus próximos dois jogos contra Americano e União São João.
O XV de Piracicaba fez um jogo duro contra o clube paulistano e saiu na frente, logo aos 3 minutos do primeiro tempo, com Nikolas aproveitando rebote de cabeça. O empate saiu ainda na primeira etapa, aos 26 minutos, quando Leandro desviou de cabeça um cruzamento de Ayrton.
O time piracicabano voltou a ficar à frente do placar, aos 4 minutos da segunda etapa, com Gustavo, de cabeça. O resultado só não foi pior para o Corinthians porque Léo, aos 10 minutos, fez jogada individual e bateu no canto esquerdo do goleiro Ramon para empatar.
OUTROS JOGOS – Se o maior campeão tropeçou, o segundo maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Fluminense estreou com vitória. Na tarde deste domingo, o time carioca sofreu para derrotar o Atlético-AC, por 2 a 0. Quem também ganhou no sufoco foi o Grêmio, que passou pelo Aquidauanense-MS, pelo mesmo placar.
A vitória magra não foi suficiente para o Fluminense assumir a liderança do Grupo S, que tem sede em Rio Claro. Isto porque o Velo Clube, representante da cidade, goleou o Itaúna-MG, por 5 a 0, e disparou na ponta. Já os gaúchos então em primeiro na chave A, em Presidente Prudente, por conta do empate sem gols entre Grêmio Prudente e Espigão-RO, na outra partida.
Os dois times de Campinas, por outro lado, estrearam com derrota. Em Leme, pelo Grupo L, o Guarani foi goleado pelo Goiás, por 4 a 0, enquanto a Ponte Preta perdeu para o Paraná, por 1 a 0, pela chave Z, com sede em São Paulo.
Confira os outros resultados deste domingo pela primeira rodada:
Novorizontino-SP 3 x 1 Desportiva-ES
Penapolense-SP 0 x 3 Náutico-PE
Francana-SP 2 x 1 ASA-AL
Monte Azul-SP 2 x 1 ABC-RN
Lemense-SP 1 x 0 Guarany-SE
São Bernardo-SP 0 x 0 JV Lideral-MA
Desportivo Brasil-SP 4 x 1 América-RN
Atibaia-SP 0 x 0 Red Bull-SP
Flamengo-SP 1 x 3 Juventus-SP
Nacional-SP 1 x 1 Tocantinópolis-TO
Figueirense-SC 3 x 1 Ferroviária-SP
Juventude-RS 3 x 0 Portuguesa-SP
Atlético-PR 4 x 0 Barras-PI
Vitória-BA 2 x 2 Mogi Mirim-SP
Fortaleza-CE 1 x 1 Caxias-RS
Avaí-SC 2 x 1 Atlético-GO
Sport-PE 3 x 1 Guaratinguetá-SP
América-MG 0 x 0 Vila Nova-GO