São Paulo – O Corinthians recebe o Grêmio, hoje, às 16h, no Pacaembu, em clima de revanche. Embora o técnico Tite tente desestimular o sentimento de vingança, alguns jogadores corintianos ainda não digeriram a goleada de 4 x 0, sofrida diante do Tricolor, no primeiro turno, no Olímpico.
Entre os que participaram daquele fatídico jogo estarão em campo, hoje, Jô e Váldson. O zagueiro não esconde que quer ir à forra. “Ainda sinto raiva por aquele resultado”, confessa o jogador.
Independentemente do sentimento de seus atletas, o técnico Tite quer o time jogando com inteligência, para não ser surpreendido. A equipe precisa vencer, para se reabilitar da derrota por 2 x 1, diante do Paysandu, e vai enfrentar um adversário à beira do desespero.
O Grêmio também vem de derrota, por 4 x 2, diante do Juventude, dentro de casa, e um novo revés deve causar a queda do técnico José Luiz Plein.
No momento o Timão é o 9.º colocado, com 37 pontos. O Tricolor gaúcho ocupa a 18.ª colocação, com 26 pontos, e está seriamente ameaçado de ingressar na zona de rebaixamento.
O técnico corintiano será forçado a mudar seu ataque. Além de Gil, que continua se recuperando de uma lesão muscular, o treinador também perdeu Alessandro, com dores no músculo adutor da coxa esquerda. Assim, Jô, que é um dos artilheiros do time, com seis gols, ganha a oportunidade de começar jogando, formando dupla ao lado de Marcelo Ramos.
José Luiz Plein faz mistério para armar o Grêmio. O treinador ainda não definiu se escala o Tricolor no esquema 4-4-2 ou se adota o 3-5-2. A segunda hipótese, porém, é a mais remota. Neste caso, Fábio Pinto perde o lugar no time para a entrada de Baloy.
Seja qual for o esquema adotado, o fato é que Plein dirige o time sob intensa pressão e é pouco provável que permaneça no cargo, caso o Grêmio sofra uma nova derrota. Embora não manifeste publicamente, uma ala da diretoria quer a saída do treinador. Já existe até um provável substituto: Muricy Ramalho.
Ficha técnica:
Local: Pacaembu. Horário: 16h. Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (Fifa-SC).
Corinthians: Fábio Costa; Anderson, Váldson e Betão; Edson, Wendel, Fabinho, Fábio Baiano e Renato; Marcelo Ramos e Jô. Técnico: Tite.
Grêmio: Márcio; Michel, Bilica, Claudiomiro e Cristiano; Emerson (Felipe Melo), Leanderson, Yan e Fábio Pinto (Baloy); Pitbull e Christian. Técnico: José Luiz Plein.
Christian se despede hoje
Porto Alegre – O centroavante Christian, seguindo à risca a sua biografia de permanecer pouco tempo em seus clubes, está deixando o Grêmio. Contratado há pouco mais de um ano pelo Tricolor, o camisa 9 está se transferindo para a Lazio, da Itália. O Tricolor, que não queria perder seu artilheiro no Brasileirão, foi pressionado pelo jogador, e receberá cerca de US$ 850 mil.
“Este jogo contra o Corinthians deverá ser a minha despedida do Grêmio. Futebol é assim, as coisas acontecem rapidamente. Sei que se eu sair deixarei as portas abertas no clube”, disse Christian. “A Lazio é mais um desafio pessoal. Encaro as coisas de frente”, acrescentou o centroavante, autor de 12 gols no Brasileirão.