São Paulo – À primeira vista, a impressão que se tem é que o meia Ricardinho é querido no Parque São Jorge. Só impressão. Toda mobilização que a diretoria corintiana faz para tentar mantê-lo no clube não passa de um jogo de cena. Em outras palavras, uma ‘média’ com a torcida, já irritada com a escassez de grandes jogadores.

A fama do atleta nos bastidores não é das melhores. Chega ao ponto de provocar analogias com Marcelinho, atacante que se envolveu em algumas das mais polêmicas confusões da história do time, uma delas contra o próprio Ricardinho. “O Ricardinho é pior do que o Marcelinho”, costuma dizer um dirigente sobre o caráter do jogador. “O Marcelinho não é confiável, mas não é tão esperto. Já o Ricardinho é do mesmo jeito, só que inteligente!”

Por isso, os cartolas querem mesmo é livrar-se dele. Só não admitem perder dinheiro nessa história. O clube investiu US$ 2,5 milhões para tazer o meia. Agora tenta capitalizar com sua saída. Soma-se a isso o desconforto, já declarado pelo vice-presidente de futebol, Antônio Roque Citadini, em negociá-lo com o São Paulo. Reforçar o arqui-rival é considerado uma ‘heresia’ entre os corintianos mais fervorosos.

Busca

E a cartolagem corintiana teve uma boa notícia ontem. O Cruzeiro anunciou oficialmente que está na disputa para contratar o meia. Segundo o assessor de imprensa do clube, Valdir Barbosa, o vice-presidente de futebol, Alvimar de Oliveira Costa, iria agendar ontem um encontro com Citadini. A reunião entre os dirigentes deverá ocorrer hoje, em São Paulo. A diretoria celeste quer apresentar uma proposta oficial para ter o jogador, cuja contratação tem o entusiasmo do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Cruzeiro também entra na briga pelo meia

Belo Horizonte

– AE O Cruzeiro anunciou oficialmente que está na disputa para tentar contratar o meia Ricardinho, do Corinthians, pretendido também pelo São Paulo e pelo Flamengo. Segundo o assessor de imprensa do clube mineiro, Valdir Barbosa, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Alvimar de Oliveira Costa, iria agendar ontem um encontro com Antônio Roque Citadini, vice-presidente de futebol do clube paulista. A reunião entre os dirigentes deverá ocorrer hoje, em São Paulo.

A diretoria mineira quer apresentar uma proposta oficial para ter o jogador, cuja contratação tem o entusiasmo do técnico Vanderlei Luxemburgo. O atleta já recebeu uma proposta do São Paulo, mas a transferência do atleta para o Tricolor do Morumbi encontra resistência entre os dirigentes corintianos.

Ricardinho é a principal aposta do Cruzeiro para tentar suprir a carência de qualidade no meio-campo da equipe. Luxemburgo ressalta que, além da condição técnica, o pentacampeão mundial é um líder em campo, característica fundamental no atual grupo cruzeirense, formado por muitos jogadores jovens.

Cautelosos, os dirigentes mineiros querem dados mais precisos sobre os valores da transação. A diretoria tem a informação de que a multa rescisória de Ricardinho com o Corinthians seria de R$ 2 milhões. “Eu vejo com muitas dificuldades por causa dos valores, mas ele como jogador nenhum clube do Brasil não gostaria de ter”, disse o diretor de futebol, Eduardo Maluf.

Com a investida em Ricardinho, segundo Maluf, o Cruzeiro, por enquanto, descarta a contratação do sérvio Petkovic, ex-Flamengo. O jogador foi oferecido ao Cruzeiro, mas o longo período de inatividade e a resistência inicial de Luxemburgo fizeram com que as negociações não evoluíssem.

Quanto ao meia Djalminha, do La Coruña, cujo nome entrou na lista de possíveis contratados, Maluf disse que não passa de especulação. Além de um meio-campista, o Cruzeiro está tentando levar para a Toca da Raposa pelo menos mais um reforço que foi solicitado pelo novo treinador.

continua após a publicidade

continua após a publicidade