O Corinthians do técnico Tite alcançou um recorde expressivo neste domingo no estádio Itaquerão, em São Paulo. Mesmo com o empate diante do agora rebaixado Avaí por 1 a 1, o time se tornou o campeão do Campeonato Brasileiro com maior pontuação na história dos pontos corridos desde 2006: 81, um a mais que o Cruzeiro de 2014.

continua após a publicidade

Com hexa conquistado há três rodadas, na 35.ª, o Corinthians encerrou a sua participação no Brasileirão de 2015 com outras marcas importantes: 71,1% de aproveitamento, 12 pontos de diferença para o segundo colocado (81 a 69), melhor ataque (71), defesa (31) e saldo de gols (40).

A despedida da temporada, em uma arena lotada, foi marcada por homenagens a Tite. A principal delas: um mosaico com a imagem do treinador segurando a faixa: ‘The Favela is Here! (a favela é aqui!) e Corinthians My Life’ (Corinthians minha vida).

A tal frase “correu o mundo” em 2012, quando o próprio Tite ergueu uma faixa na comemoração do título do Mundial de Clubes da Fifa no estádio de Yokohama, no Japão. Essa mesma faixa foi distribuída nas cadeiras do estádio. “Você fica emocionado e não encontra palavras. É uma foto minha, mas o grupo do Corinthians. É um grupo de trabalho bem representado”, afirmou o treinador.

continua após a publicidade

Da arquibancada, só se via referência ao hexacampeonato e à goleada sobre o São Paulo por 6 a 1. Ouvia-se os gritos de “é campeão” antes, durante e logo depois do apito final.

Dentro de campo, nada de amistoso. O Corinthians queria seu recorde e o Avaí lutava contra o rebaixamento. O empate servia ao time catarinense desde que houvesse uma combinação de outros resultados. Por isso, os visitantes começaram a partida com uma postura mais cautelosa, sem se expor e tentavam controlar o ataque corintiano, melhor no jogo desde o início. A falha do time de Tite foi desperdiçar as chances no primeiro tempo, todas elas pelo lado direito do ataque.

continua após a publicidade

Na segunda etapa, o gol do Figueirense contra o Fluminense em Florianópolis “rebaixava” o Avaí. O Figueirense fez seu gol aos 3 minutos e o Avaí, aos 11. Claudinei ganhou pelo alto da defesa do Corinthians e abriu o placar.

O jogo mudou. O Avaí se fechou ainda mais e passou a atuar com todos seus jogadores atrás da linha do meio de campo. Tite mexeu no time; colocou Danilo e Bruno Henrique para ganhar o meio de campo e apostou em mais um atacante, o paraguaio Romero.

Deu certo. Danilo deu mais cadencia ao time, o Corinthians voltou a controlar o jogo e buscou o empate. Elias e Danilo tramaram a jogada, a zaga do Avaí cortou e a bola sobrou para Vagner Love. Aos 32 minutos, o artilheiro empatou o jogo, rebaixou o Avaí e chegou a 14 gols no Brasileirão. A festa estava completa em Itaquera, aos gritos de “É campeão”.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 x 1 AVAÍ

CORINTHIANS – Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf (Bruno Henrique), Elias e Rodriguinho (Romero); Malcom, Lucca (Danilo) e Vagner Love. Técnico: Tite.

AVAÍ – Vagner; Nino Paraíba, Antonio Carlos, Emerson e Romário; Claudinei, Renan (Roberto), Renan Oliveira (Rudnei) e Everton Silva (Pablo); Anderson Lopes e Romulo. Técnico: Raul Cabral.

GOL – Claudinei, aos 11, e Vagner Love, aos 32 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Vagner Love e Elias (Corinthians); Vagner e Everton Silva (Avaí).

ÁRBITRO – Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS).

RENDA – R$ 2.678.940,00.

PÚBLICO – 43.652 pagantes.

LOCAL – Estádio Itaquerão, em São Paulo (SP).