O Corinthians perdeu os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, mas segue invicto e na liderança provisória da competição após empatar com o Prudente por 2 a 2, em Presidente Prudente, nesta quarta-feira. Wanderley e Leonardo marcaram para o time da casa. William e Bruno César fizeram os gols do clube da capital paulista.
A arbitragem de Paulo César Oliveira foi bastante criticada pelo técnico corintiano, Mano Menezes, que foi expulso no segundo tempo. O árbitro não assinalou pênalti em dois lances duvidosos – um para cada equipe. As câmeras da televisão também mostraram que Chicão estava impedido no lance do gol do Corinthians.
O meia Bruno César, que entrou no segundo tempo, fez sua estreia no Corinthians e logo no primeiro lance cobrou a falta que empatou o jogo.
A PARTIDA – O jogo começou morno. Mano Menezes apostou em Defederico na armação e no ataque formado por Souza e Dentinho, enquanto Toninho Cecílio armou o Prudente no tradicional 4-4-2. O clube mandante era um pouco melhor, mas o Corinthians levava perigo em cobranças de falta.
No primeiro lance de perigo do time da casa, Wesley puxou bom contra-ataque pela esquerda e cruzou. Wanderley, sozinho, só teve o trabalho de empurrar no contrapé de Felipe para fazer 1 a 0.
Aos 18 minutos, o Corinthians respondeu com Defederico. O argentino fez boa jogada individual e invadiu a área, mas bem marcado, chutou para fora. O Prudente chegou ao ataque com Wesley, que fez boa tabela, invadiu a área corintiana e foi derrubado. Paulo César de Oliveira nada marcou.
A equipe alvinegra voltou a pressionar aos 24 minutos. Jucilei recebeu bom lançamento pela esquerda do ataque, invadiu a área e foi derrubado. Mano Menezes reclamou muito de um pênalti, mas, mais uma vez, o árbitro mandou o jogo seguir.
O empate corintiano veio aos 31 minutos. Defederico levantou a bola na área em cobrança de falta. Chicão ajeitou de cabeça e William, de virada, fez um bonito gol.
O Corinthians melhorou com o gol e voltou a oferecer perigo aos 38 minutos. Em cobrança de escanteio, William desviou de cabeça, Márcio fez grande defesa. No rebote, Ralf chutou para fora. Quando o primeiro tempo caminhava para o seu final, o Prudente aprontou outra vez. Em cobrança de falta na intermediária, Sasha rolou e Leonardo pegou na veia, sem chance para Felipe.
O time da casa começou melhor a segunda etapa, criando as melhores chances. O Corinthians respondia nas cobranças de falta, principalmente com Roberto Carlos, que obrigou Márcio a fazer uma boa defesa chutando da intermediária.
Então, Mano Menezes, que orientava a equipe pelo celular, mexeu no time. Entraram Jorge Henrique e Bruno César e saíram Defederico e Elias, respectivamente. O meia contratado junto ao Santo André fez a diferença logo em seu primeiro lance.
Em mais uma cobrança de falta da direita, mandou a bola para área e Dênis mandou contra a própria meta – o gol foi marcado para Bruno César.
O empate fez o Corinthians crescer e pressionar pela virada. Após cruzamento da direita, Jorge Henrique subiu sozinho e mandou no travessão. Aos 42 minutos, Bruno César aproveitou rebote da defesa do Prudente e chutou rente à trave de Márcio. O Corinthians ainda tentou até o último minuto, mas o empate ficou de bom tamanho.
O Corinthians enfrenta na próxima rodada o Santos, no Pacaembu, no domingo, às 16 horas, e depende do resultado do Ceará contra o Goiás, nesta quinta, para seguir na liderança do torneio. O Prudente, que está por enquanto em 16.º, joga contra o Palmeiras na Arena Barueri, no sábado, às 18h30.
Ficha técnica
Prudente 2 x 2 Corinthians
Prudente – Marcio; Sasha, Dênis, Leonardo e Diego; Anderson, João Vitor, Carlos Eduardo (Henrique Dias) e Wesley (Anderson Luís); Flavinho (Geovane) e Wanderley. Técnico: Toninho Cecílio.
Corinthians – Felipe; Moacir (Jucilei), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Paulinho e Elias (Bruno César); Defederico (Jorge Henrique), Souza e Dentinho. Técnico: Mano Menezes.
Gols – Wanderley, aos 17, William, aos 33, e Diego, aos 44 minutos do primeiro tempo; Bruno César, aos 29 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Anderson, Leonardo e Geovane (Prudente); Elias, Ralf, Roberto Carlos e Defederico (Corinthians).
Árbitro – Paulo César Oliveira (Fifa-SP).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Prudentão, em Presidente Prudente (SP).