De uniforme novo, com listas roxas e pretas, o Corinthians voltou a tropeçar no Brasileirão nesta quarta-feira e perdeu mais uma chance de entrar no G-4 da tabela. Jogando em Barueri, a equipe empatou por 2 a 2 com os donos da casa, na abertura da 22.ª rodada da competição, que será completada somente no final de semana.
Assim como aconteceu no domingo diante do Botafogo, o time de Mano Menezes chegou a estar em vantagem no marcador no segundo tempo, depois de virar o placar, mas permitiu a igualdade e teve que se contentar com apenas um ponto. Agora com 33 pontos, o Corinthians fica mais longe da briga pelo título, na provisória sétima posição.
O Barueri, com a mesma pontuação, está em oitavo devido aos critérios de desempate. O líder Palmeiras, que no domingo faz o clássico contra o São Paulo no Morumbi, tem 40 pontos.
O clube do Parque São Jorge amarga o segundo empate seguido e chega a quatro confrontos sem vitória no Brasileirão. O Barueri, que debuta na Série A, mas já sonha com uma vaga na Copa Libertadores, também havia empatado no fim de semana, em 0 a 0 contra o Fluminense no Maracanã.
A partida desta quarta foi emocionante desde o início. Logo aos 20 segundos, Flavinho abriu o marcador em jogada relâmpago. Ele aproveitou jogada de Marcos Pimentel pela direita e, após desvio de Márcio Careca, tocou de cabeça para o fundo do gol.
Em vantagem no marcador, o time da casa fez um primeiro tempo tranquilo e mereceu até fazer o segundo gol. Perdido em campo, o Corinthians mal conseguia criar jogadas e mostrava muito desentrosamento em campo. O time não contou com titulares importantes, como o goleiro Felipe, os zagueiro William e Chicão e o atacante Ronaldo, machucados.
Por causa desses desfalques, o paraguaio Balbuena fez a sua estreia, na lateral-direita, mas pouco produziu. Jorge Henrique acabou assumindo a função, fazendo as jogadas pela linha de fundo, na segunda etapa.
Após o intervalo, o Corinthians voltou com uma postura completamente diferente para o segundo tempo e demorou pouco tempo para mudar a história da partida. Logo aos 7 minutos, Souza fez bela jogada e foi derrubado por Márcio Careca na área: pênalti. Marcinho cobrou com perfeição e deixou tudo igual.
Apenas cinco minutos depois, Elias acertou um belo chute de fora da área e fez um golaço para virar o marcador. A torcida corintiana, maioria apesar de jogo ser fora de casa, era só alegria e o time visitante parecia rumar para o triunfo.
No entanto, a zaga corintiana vacilou e deu espaço para o artilheiro Val Baiano deixar tudo igual aos 17 minutos. O atacante, com 11 gols, agora é o goleador principal do Brasileirão, superando Adriano, do Flamengo. Com o empate no marcador, os dois times ainda arriscaram até o final, mas não criaram mais muita chances.
O Corinthians terá agora uma semana de descanso e só entra em campo novamente no dia 2 de setembro no clássico contra o Santos no Pacaembu. Já o Barueri terá pela frente na próxima rodada o líder Palmeiras no dia 5, no Palestra Itália.
Ficha Técnica:
Barueri 2 x 2 Corinthians
Barueri – Renê; Xandão, Daniel Marques e Leandro Castan; João Vítor, Ralf, Ewerton (Marcio Hahn), Thiago Humberto e Márcio Careca; Flavinho (Basílio) e Val Baiano (Luís). Técnico: Diego Cerri (interino).
Corinthians – Rafael Santos; Balbuena, Jean, Paulo André e Marcinho (Marcelo Oliveira); Moradei, Elias e Morais; Jorge Henrique, Henrique (Souza) e Bill (Jadson). Técnico: Mano Menezes.
Gols – Flavinho, aos 20 segundos do primeiro tempo. Marcinho (pênalti), aos 7, Elias, aos 12, e Val Baiano, aos 18 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Leandro Castan, Márcio Careca (Barueri); Paulo André, Marcelo Oliveira, Moradei, Elias, Morais e Souza (Corinthians).
Cartão vermelho – Xandão (Barueri).
Árbitro – Sálvio Spinola (Fifa/SP).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Arena Barueri, em Barueri (SP).