Corinthians e Santos se enfrentam nesta quarta-feira, às 22 horas, no estádio Itaquerão, em São Paulo, pela quarta vez no ano. E este confronto será o mais importante da temporada porque vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Além da vantagem de ter ganho o primeiro jogo por 2 a 0 na Vila Belmiro, o clube do litoral conta ainda com bom retrospecto diante do rival paulistano em 2015, com duas vitórias e um empate.

continua após a publicidade

Nesta quarta-feira, o time do técnico Dorival Júnior pode perder por até um gol de diferença que estará classificado. Se marcar um, pode sofrer até três. Por isso, o Corinthians promete pressionar o adversário desde o começo do jogo. “A ideia é pressão onde a bola estiver, nas três zonas do campo: zona alta, média e baixa. É nosso objetivo”, avisou o treinador Tite.

O técnico corintiano, no entanto, não terá o seu principal articulador no meio de campo. Jadson foi diagnosticado com um edema na coxa direita e acabou vetado pelo departamento médico. Tite não anunciou o substituto – fechou o treino desta terça-feira à imprensa e não revelou qual será a escalação.

É possível, no entanto, que alguns titulares comecem no banco de reservas para evitar que o desgaste físico provocado pela maratona de jogos se transforme em lesão e que o treinador também faça mudanças táticas para deixar o time mais ofensivo. Foram relacionados 23 jogadores para a partida. As únicas ausências são Luciano, Jadson e Rildo, todos machucados.

continua após a publicidade

“Não tenho a fórmula pronta. Mas sei que não dá para abrir mão de jogar mais do que o adversário, de ser mais competitivo e leal. Tem que construir a vitória assim”, disse Tite.

O Corinthians tenta evitar a terceira eliminação seguida diante da sua torcida. Este ano, o time já caiu da Copa Libertadores e do Campeonato Paulista em casa – diante de Guaraní (Paraguai) e Palmeiras, respectivamente.

continua após a publicidade

O Santos também adotou o mistério. Dorival Júnior fez um treino fechado nesta terça-feira, mas deve mudar apenas um jogador em relação ao jogo da Vila Belmiro. Marquinhos Gabriel pode entrar no lugar de Geuvânio para garantir maior posse de bola e toques curtos para diminuir a pressão corintiana.

A estratégia é o contra-ataque, mas sem uma retranca excessiva. Dorival Júnior promete atacar e tentar um gol para aumentar ainda mais a vantagem. Lucas Lima será novamente o cérebro do time para esticar a bola para Gabriel e Ricardo Oliveira.