Com um belo gol de Dentinho aos 40 minutos da etapa final, o Corinthians conseguiu arrancar um empate com o Independiente Medellín por 1 a 1, nesta quarta-feira, nos 2.640 metros de altitude de Bogotá. Com o resultado, o time brasileiro garantiu a liderança do Grupo 1 da Copa Libertadores, com quatro pontos, enquanto os colombianos aparecem com dois, em terceiro.
Apenas o primeiro de cada chave e os seis melhores segundos garantem vaga nas oitavas de final. O Corinthians voltará a campo pela Libertadores na próxima quarta-feira, dia 17, para enfrentar o Cerro Porteño, fora de casa. O time paraguaio é o lanterna, com apenas um ponto, e é considerado o time mais fraco do grupo.
O técnico Mano Menezes teve problemas para a partida desta quarta e decidiu adotar um esquema mais defensivo. Alessandro sentiu uma contusão na perna e ficou de fora. Ele teve de colocar o volante Marcelo Mattos na lateral direita. Jucilei entrou no meio com Ralf e Elias, na composição do trio de volantes, e Tcheco ficou no banco.
Com essa formação mais recuada, o Corinthians acabou passando a maior parte do primeiro tempo preocupado em se defender. Mesmo assim, arriscou no ataque e criou duas boas chances para marcar. Na primeira, Ronaldo deu passe açucarado para Elias. O volante saiu na cara do gol, mas o goleiro Bobadilla saiu nos seus pés e fez a defesa. O jogador do Independiente também brilhou no segundo lance, quando pegou cobrança de falta de Roberto Carlos.
Felipe também trabalhou no gol do Corinthians. Aos 39 minutos, Pardo recebeu bola, cortou a marcação e bateu. O goleiro espalmou e salvou a equipe. “Foi um lance de velocidade, mas não posso dizer que a altitude influenciou. O Pardo cortou o William e eu estava caído. Mas consegui tirar com a mão”, comentou.
O goleiro do Corinthians foi o principal nome no segundo tempo também, mas não conseguiu evitar que o Independiente abrisse o placar. Aos 31, Valencia cruzou na ponta esquerda. Chicão falhou no corte e Valoyes, em posição duvidosa, aproveitou a liberdade dentro da área para tocar no canto esquerdo de Felipe.
Apesar do gol colombiano, o Corinthians não se desesperou, e conseguiu encontrar o empate aos 40 minutos do segundo tempo. Dentinho, que entrou na vaga de Danilo, abriu espaço e chutou forte de fora da área. A bola foi no ângulo direito de Bobadilla e morreu no fundo das redes, garantindo, assim, a invencibilidade da equipe na Libertadores.
Ficha Técnica:
Independiente Medellín 1 x 1 Corinthians
Independiente Medellín – Bobadilla, Calle, Anselmo de Almeida, Jimenez e Valencia; Ortiz, Restrepo, Arias e Barahona (Valoyes); Gimenez (Tressor Moreno) e Pardo (Rivas). Técnico: Leonel Alvarez.
Corinthians – Felipe, Marcelo Mattos (Morais), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Dentinho); Jorge Henrique e Ronaldo (Souza). Técnico: Mano Menezes.
Gols – Valoyes, aos 31, e Dentinho, aos 40 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Ortiz (Independiente Medellín); Marcelo Mattos, Jucilei, Jorge Henrique (Corinthians).
Árbitro – Sergio Pezzota (ARG).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio El Campín, em Bogotá (COL).