Corinthians anuncia retirada de estrelas do seu símbolo

O Corinthians divulgou uma nota oficial, na manhã desta quarta-feira, para anunciar que não irá mais exibir as cinco estrelas que ficam acima do escudo no uniforme do clube. Quatro servem para lembrar cada título brasileiro conquistado pelo time, enquanto a maior delas, mais ao alto, destaca o Mundial de Clubes da Fifa, obtido pela equipe em 2000.

Por meio de um texto publicado em seu site oficial, o Corinthians revela que tomou a decisão para valorizar ainda mais o seu símbolo, que ficará maior do que já no próximo lote de camisas produzidas pela Nike, e para dar peso, no “coração dos torcedores”, a outros títulos importantes que não são lembrados por meio das estrelas no atual uniforme.

“A história do Corinthians é grandiosa. Marcada por infinitas glórias. As conquistas são muitas. Heroicas. Épicas. Uma visita ao Memorial do clube dá bem a noção do quão vencedor é o Corinthians. Vale a pena! E cada corintiano tem a sua conquista preferida. Algum título em especial é mais marcante na vida de cada fiel. Todos têm a sua ‘vitória de estimação'”, diz o início da nota publicada pelo clube.

Por meio do comunicado, o Corinthians lembra de outros títulos inesquecíveis de sua história, como por exemplo o do Paulistão de 1977, quando o clube encerrou um jejum de 23 anos sem taças. O clube também relembrou o bicampeonato estadual de 1982 e 1983, época do movimento Democracia Corintiana, além da conquista dos três títulos da Copa do Brasil, obtidos em 1995, 2002 e 2009.

“Enfim, títulos é o que não falta. Preferências também não. Nenhum desses (títulos) acima citados, porém, estão representados na nossa camisa, como se tivessem sido preteridos. Não há como o clube eleger os principais. Não há principais. Não há estrelas que brilhem mais do que as outras”, afirma outro trecho da nota oficial publicada pelo clube.

Além de valorizar o seu símbolo com a extinção das estrelas acima dele, pois assim o distintivo poderá ganhar maior metragem vertical, a nova iniciativa do Corinthians tem grande apelo comercial. Aprovada pelo presidente Andrés Sanchez, a medida foi proposta pelo departamento de marketing do clube, que teme que as atuais camisas do clube se desvalorizem em caso da conquista de um novo título brasileiro neste ano. A ideia é padronizar o símbolo em todos os produtos comercializados pelo clube que levem o distintivo corintiano.

Seguindo a lógica iniciada a partir de 1990, com a primeira estrela bordada após conquista do Brasileirão daquele ano, e depois as próximas com os troféus nacionais de 1998, 1999 e 2005, o clube teria de colocar uma nova estrela em caso de fechar o ano levantando a taça da principal competição do país. Porém, com a nova iniciativa, o uniforme não correrá o risco de ficar ainda mais “poluído” com a impressão de uma nova estrela.

“A camisa continuará com o escudo na altura do coração. Agora, até maior. E do lado de dentro, no coração de cada um, continuará a brilhar a estrela preferida”, encerra a nota oficial do Corinthians, lembrando que cada torcedor leva consigo as suas conquistas preferidas, sem que elas precisem ser lembradas por meio de estrelas bordadas no uniforme.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo