Coreógrafo da abertura das Olimpíadas é acusado de plágio

O escultor, cenógrafo e pintor romano Enzo Carenbianca, com mais de 40 anos de carreira, está acusando de plágio a obra do coreógrafo chinês Shen Wei, autor da coreografia da cerimônia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Baseando-se nas declarações de Wei à imprensa internacional, o italiano, membro da Sociedade Italiana de Autores e Editores (Siae), afirma que o colega chinês copiou a figuração dos dançarinos de uma coreografia sua apresentada em 1994 e depois divulgada também através da internet. O suposto plágio já havia sido denunciado em 2004, com “Folding” (2000), obra que deu notoriedade a Shen Wei.

Os advogados de Carnebianca enviaram uma carta ao presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog), Liu Gi, assim como ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e ao ministro da Cultura, Sandro Bondi, contendo fotos que comparam o trabalho mais conhecido de Shen Wei ao de Carnebianca.

A Siae “apontou um encarregado para estudar o caso e fazer contato com nossos representantes diplomáticos na China”, anunciou o presidente da instituição, Giorgio Assumma, “falta pouco tempo, mas estamos firmes na intenção de defender a obra” do coreógrafo italiano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna