Luo Xuejuan, a única nadadora chinesa que conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, há três anos, abandonou a carreira devido a problemas cardíacos, anunciaram ontem autoridades esportivas do país.
Luo, de 23 anos, venceu os 100 metros peito em Atenas, mas no mês passado ficou fora da equipe chinesa que participou dos Jogos Asiáticos de Doha, Qatar.
O futuro de Luo é incerto, e nos últimos meses foram divulgadas muitas informações desencontradas que citavam problemas e saúde de falta de treinos.
Em recentes declarações à imprensa, a campeã chegou a dizer que acompanharia os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. ?Como campeã olímpica e mundial, darei minha contribuição?, disse.
Sem apresentar detalhes sobre os problemas cardíacos de Luo, funcionários ligados à natação disseram que o problema não lhe permitia competir, mas que não alteraria sua rotina diária.
O programa de natação da China foi alvo de uma série de denúncias de doping na década de 1990, sendo que 32 atletas foram considerados culpados por uso de substâncias proibidas.