Mais uma atração

Copa Verde foi um sucesso e colocou o Centro-Oeste na vitrine

Na esteira do sucesso da Copa do Nordeste, mas bem menos badalada, foi criada neste ano a Copa Verde, que envolve dezesseis times de onze estados das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Com média de público superior a grande parte dos campeonatos estaduais do país, a competição regional, conquistada pelo Brasília, foi considerada um sucesso em 2014 e deve ser aprimorada na edição do ano que vem, principalmente com a participação dos clubes do futebol goiano, que tem o Goiás como único representante na Série A do Brasileirão.

Com um formato diferente da Copa do Nordeste, a Copa Verde foi disputada desde a primeira fase em sistema eliminatório em partidas de ida e volta. Mesmo assim, a média de público só foi menor que a do Campeonato Paulista. Ao todo, 5.429 torcedores compareceram em média aos jogos da Copa Verde, que na final vencida pelo Brasília diante do Paysandu, no Mané Garrincha, recebeu 51 mil espectadores.

O Brasília, além da rentabilidade que a conquista trouxe ao clube, dará a oportunidade ao time candango de disputar pela primeira vez a Copa Sul-Americana, em 2015. “Para nós foi ótima, pois dá chance aos clubes pequenos aparecerem a nível nacional. Jogar a Sul-Americana é uma grande oportunidade e torcemos que até a competição seja disputada em grupos e não de forma eliminatória como é agora. Independente disso, o Brasília conseguiu essa vaga e estará entre os principais clubes brasileiros disputando essa competição”, vibrou o diretor de futebol do Brasília, Régis Carvalho.

Além do destaque nacional e da rentabilidade com a conquista da Copa Verde, Carvalho afirmou que os jogadores do Brasília despertaram interesse em diversos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. “Se cria um espelho maior. Com isso, jogadores daqui receberam propostas de grandes clubes que estão disputando as Séries A e B. O Brasília foi muito bem visto fora da esfera do Centro-Oeste e vislumbramos uma crescente do clube a partir de agora”, contou.

Até então sem muita expressão no próprio Estado, o Brasília ficou em evidência depois da conquista da Copa Verde e hoje é destaque entre os torcedores candangos, sobretudo com as partidas que foram transmitidas pelo canal fechado Esporte Interativo. “É um atrativo para o torcedor. Hoje já vemos muito mais torcedores do Brasília depois da conquista da Copa Verde. A venda de camisas disparou e estamos muito satisfeitos”, frisou.

Vice-campeão, o Paysandu, que já disputou a Libertadores, perdeu a chance de voltar a disputar um torneio continental. O presidente do Papão, Vandick Lima, frisou que o grande atrativo era a vaga na Sul-Americana, já que financeiramente o certame não apresentou grandes atrativos.

“O único atrativo para nós foi a vaga na Sul-Americana, pois financeiramente foi ruim. A CBF ajudava apenas com passagens e hospedagem, além de não contar com premiação por fase avançada, como na Copa do Nordeste. Para que tenha sequência, será preciso um apoio maior da CBF”, avisou Lima.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo