A 8.ª Copa Integração Universitária quebrou um recorde nesta edição: 115 equipes de associações atléticas de 18 universidades confirmaram presença na disputa. Os jogos acontecem a partir de amanhã e vão até 5 de julho, no Trieste Stadium, em Santa Felicidade, durante os finais de semana.

continua após a publicidade

São cinco modalidades esportivas: futsal, basquete, handebol e vôlei – nas categorias masculina e feminina -, além de futebol society masculino. A competição, que ocorre todos os anos, é organizada pela Liga Esportiva Universitária Paranaense e com mais de 2 mil atletas.

No futebol society, tradicionais forças do esporte universitário estão na briga pelo título. A atual campeã, Economia/UFPR, foi uma das primeiras a confirmar presença. Segundo o capitão da equipe, Cássio Demito, contará com novos reforços descobertos nas peneiradas realizadas entre os calouros.

No basquete masculino, as equipes estão treinando forte para a Copa e muitas esperam quebrar a hegemonia da Medicina/UFPR. “Não vemos a hora de começar a passar a bola e tentar desta vez conquistar este importante título para a nossa Atlética”, afirmou Ernani Hugo Simas, da Associação Atlética Acadêmica Direito/UFPR.

continua após a publicidade

No futsal, a Eng. Civil/UFPR, a atual campeã no masculino, é uma das poucas que mantêm um elenco mais experiente e desponta como uma das favoritas ao título, já que a modalidade está passando por um processo de renovação com muitos acadêmicos se formando e dando espaço para os novos calouros ingressarem nas equipes principais.

Para muitos, o maior espetáculo do esporte universitário intercursos não está dentro, mas fora das quadras. A efetiva participação das torcidas é um dos sucessos das competições feitas pela Liga e a presença maciça dos acadêmicos torna cada jogo uma festa.

continua após a publicidade

Na última temporada, a torcida da Eng. Química/UFPR foi uma das mais participativas: com muitos tambores e adereços, empurrou a equipe de futsal masculino para uma campanha histórica, conquistando o título do futsal masculino da série prata.

Divulgação/Ana Carolina Loureiro
Eng. Química/ UFPR: a torcida faz um espetáculo à parte.