A largada para a Copa São Paulo de Juniores de 2003 será dada amanhã, com jogos começando às 14h. A competição, disputada no interior do Estado, é a mais importante da categoria e já revelou muitos craques do futebol brasileiro. O meia Kléberson, pentacampeão pelo Atlético, por exemplo, começou a brilhar na edição de 2000. Nesta edição, o Paraná terá três representantes. Da capital, marcam presença Atlético Paranaense e Curitiba. O Londrina é o representante do interior.
As três equipes estreiam na rodada das 16 horas. O Londrina enfrenta o Guarani, de São Paulo, em Americana. O Atlético entra em campo contra o Internacional, de Porto Alegre, em Mococa. O Coritiba estréia contra o Juventus, em Osasco.
Para tentar uma melhor sorte que em 2002, quando foi eliminado nas oitavas-de-final, o técnico Edson Borges aposta na experiência de alguns atletas que já vestiram a camisa do profissional, como o zagueiro Tiago Soler e o meia Lira. Para o treinador, o jogo chave nesta fase será o da estréia. “O Juventus é um time muito forte, que já disputou a final da competição. Por isso se passarmos por eles, teremos mais força para lutar por uma vaga na próxima fase”, diz. A equipe alviverde viaja hoje à tarde para Osasco e está praticamente definida. O Coritiba terá na estréia Welington; James, Tiago Soler ou Rondinelli, Índio e Miranda; Lira, Márcio Egídio, Wagner e Tiago Santos; Robson e Massai.
O Atlético, que decepcionou a torcida ao ser eliminado na primeira fase na edição de 2002, conta com uma equipe renovada para buscar o título este ano. Sem contar com nada menos que catorze atletas que subiram para o profissional, o técnico Lio Evaristo aposta na revelação de novos talentos na competição. “A falta de experiência preocupa um pouco, mas estamos apostando na motivação da garotada”, afirma. Apesar de reconhecer a força do adversário da estréia, o Inter, Lio acredita que o Rubro-negro terá muito trabalho na primeira fase. “Nessa competição, o nível das equipes é equilibrado. Todo o jogo requer muita atenção”. Para a estréia, o Atlético terá Márcio; Alessandro, Tiago e Elton; André, Fernando, Lucas Martins e Evaldo; Lucas ou Lima, Rato e Fabinho.
O Londrina aposta na grande revelação da equipe para brilhar na Copa. O meia Leandro Bravin, de apenas 16 anos, é apontado como a maior promessa do Tubarão dos últimos anos. O time do técnico Rogério Micale já está definido para a estréia e terá Rafael; Referson, Alexsandro e Jhones; Fernando, Santana, Juninho, Rodrigo e Fabinho; Leandro Bravin e Jean Carlos.
Nesta fase da competição, as 64 equipes estão divididas em 16 grupos. Classificam-se à fase seguinte apenas os primeiros colocados de cada grupo. A final acontece no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu.