O Clube Curitibano sedia, hoje e amanhã, a 5.ª Copa Mercosul Masters de Natação -Troféu Irene Bittencourt, com participação de 300 atletas no masculino e no feminino. Além de aproximar competidores de diferentes idades e abrir espaço para que eles avaliem seu nível técnico, a competição serve como preparação para o mais importante torneio de natação máster do mundo – a 9.ª Shina Championship Masters, marcada para agosto deste ano, na Universidade de Stanford (Califórnia – EUA).

continua após a publicidade

Estão na disputa nadadores do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre eles, há três esportistas portadores de deficiência mental e visual. Para o técnico do Curitibano, Homero Cachel, a pretensão da equipe máster do clube está bem definida. "Nas outras edições, ficamos em segundo lugar na competição por equipe. Desta vez, nos preparamos para dar um passo a mais e conquistar o título", revela. E a grande esperança do clube é a nadadora Ana Júlia Hatschbach, que foi campeã do ranking feminino do Circuito Mercosul de Travessias 2006.

As competições de natação máster contêm os quatro estilos tradicionais – borboleta, perito, costas e craw. As categorias são divididas de acordo com a faixa etária, sendo a primeira composta por nadadores entre 20 e 24 anos.

As subseqüentes são divididas de cinco em cinco anos, para que haja equilíbrio nas raias. Os competidores serão avaliados pelo critério de melhor tempo, e não por eliminatórias. As premiações serão por prova, equipe e melhor índice técnico.

continua após a publicidade

Na 5.ª Copa Mercosul Masters de Natação, as duas últimas categorias reúnem atletas entre 80 e 84 anos, como Odine Bittencourt no feminino e Waldemar Oswaldo Bianco no masculino, e entre 85 e 90 anos, com Sebastião Vicente de Castro.

Superação

A competição reserva momentos marcantes de atletas que rompem barreiras pelo bem da saúde e do esporte. É o caso de três nadadores, que deixam a deficiência de lado pelo espírito de competição: Maurício Erthal Pereira e Willian Akira Inay, que têm deficiência mental, e Maurício José Rodrigues, portador de deficiência visual. Eles competirão juntamente com os demais atletas.

Programação

continua após a publicidade

Hoje: 7h30 – aquecimento; 8h30 – início das competições (prova: 400m livre); 13h30 -aquecimento; 14h – abertura oficial; 14h30 – início das competições (provas: 200m medley, 50m costas, 100m livre, 50m borboleta, 100m peito e 4×50 livre – tanto no masculino como no feminino.)

Amanhã: 7h30 – aquecimento; – 8h30 – início das competições (provas: 200m livre, 50m peito, 100m borboleta, 50m livre, 100m costas e 4×50 medley misto).