Após a visita de uma comitiva da Fifa ao Mineirão, representantes do governo de Minas admitiram nesta segunda-feira que a segunda etapa das obras de modernização do estádio visando a Copa de 2014 poderá sofrer atrasos caso o Cruzeiro se classifique para as finais da Copa Libertadores.
Pelo cronograma atual, o Mineirão será fechado em junho com a interrupção do Campeonato Brasileiro. As obras de rebaixamento do gramado, em 3,5 metros, e demolição da geral estão previstas para serem iniciadas na primeira semana de julho.
O time mineiro inicia na quarta-feira o confronto válido pelas quartas de final, contra o São Paulo. Se chegar às semifinais e à decisão da competição continental, o Cruzeiro terá de jogar em datas no fim de julho e em agosto. Os jogos das finais estão marcados para 11 e 18 de agosto.
O presidente do Comitê Executivo para a Copa de 2014, Tadeu Barreto, admitiu que nesse caso o atual cronograma poderá ser revisto. A decisão de adiar o início da segunda etapa, contudo, ficaria a cargo do governador Antonio Anastasia (PSDB).
Quatro representantes da Fifa visitaram no fim da manhã o estádio, como parte da primeira inspeção depois de terminado o prazo para as 12 cidades-sede iniciarem as obras em seus estádios.
Embora o Mineirão continue recebendo jogos, o governo do Estado contabiliza o dia 25 de janeiro último como data de início das obras de modernização. No dia 03 de maio se encerrou o prazo estabelecido pela Fifa para o início da construção e reforma dos estádios brasileiros.
O Mineirão passa pela chamada primeira etapa de obras, que consiste no reforço da estrutura de sua fachada – um anel externo de concreto armado, que é tombado pelo patrimônio histórico e será preservado no projeto de modernização.