A natação brasileira terá várias formações para disputar as etapas européias da Copa do Mundo de Natação. Na Europa, agora em janeiro a quarta etapa, na cidade de Estocolmo, na Suécia; a quinta, em Berlim, na Alemanha, e a sexta, em Moscou, na Rússia, todas elas válidas pelo calendário da Federação Internacional de Natação (Fina) de 2005.
A Copa do Mundo de Natação é disputada em várias etapas e em piscinas curtas, de 25 metros.
Neste janeiro, a etapa de Estocolmo será disputada nos dias 18 e 19, a de Berlim, nos dias 22 e 23, com a delegação brasileira sendo formada pelos atletas Marcos Sapucaia e Thiago Pinto, da Unisanta, Rodrigo Castro, do Minas Tênis Clube de Belo Horizonte, bem como Guilherme Roth dos Santos, da equipe do Grêmio Náutico União de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O técnico designado pela confederação é Juan Toledo, do Minas Tênis Clube.
Já para a etapa de Moscou, dias 26 e 27 deste mês, o time muda e contará com Flávia Delarolo e César Cielo Filho, os dois do Pinheiros, Armando Negreiros, do Botafogo, e Jander Lazaroni, da Fadenp. O técnico será o professor Alberto Silva, do Pinheiros.
Rebeca Gusmão, da Associação Atlética de Brasília, estará nas três etapas da Europa como inscrição extra.
Antes da superfinal de Belo Horizonte, em 18, 19 e 20 de fevereiro, acontecerá ainda a etapa de Nova York, nos dias 11 e 12 de fevereiro, com Omar Gonzalez, do Minas Tênis Clube, orientando o grupo que será formado por Thiago Pereira e Marcelo Tomazini, do Minas Tênis Clube, por Jader Souza, do Euclides Rodrigues/AP, e por Diogo Yabe, da Fadenp. A equipe terá como extras Rebeca Gusmão, Jander Lazaroni e Fabíola Molina, da Fadenp.