A UFPR inaugurou ontem um ciclo de debates alusivos ao cinqüentenário da conquista da 1.ª Copa do Mundo pelo Brasil. O colóquio “1958: que Brasil é esse?” trata de aspectos históricos do país na época da conquista do Mundial na Suécia. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Federal.

continua após a publicidade

Na abertura, ontem, o músico e professor de literatura José Miguel Wisnik falou da relação entre futebol e música popular. Hoje, à partir ds 17h30, os temas são “Arquitetura moderna brasileira”, com Fabiano Fazion (UFPR), e “A cultura política do nacional-desenvolvimento”, com Luiz Carlos Ribeiro (UFPR), e “A crônica esportiva e a identidade nacional”, com André Mendes Capraro (UFPR) , e “Seleção de 58: Tensões entre razão e paixão”, com Miguel Freitas Jr (UEPG).

Amanhã, último dia do evento: “Concretismo: do objeto à sensibilidade”, com Maria Justino (Embap), e “Arte engajada e Partido Comunista Brasileiro no final dos anos 50s”, com Marcos Napolitano (USP). O evento acontece na Sala Homero de Barros, localizada no 1.º andar do ed. Dom Pedro I, na Reitoria da UFPR, rua Gen.Carneiro, 460, em Curitiba. Inscrição: R$ 5.

continua após a publicidade