A goleada sofrida pelo seleção brasileira rendeu a maior interação sobre um evento esportivo da história do Twitter. Foram 35,6 milhões de tweets apenas durante a partida entre Brasil e Alemanha, na terça-feira, pela semifinal da Copa do Mundo. O quinto gol alemão, feito por Khedira, também marcou o recorde de gol mais tuitado da história – 580 mil tweets em um minuto -, de acordo com dados divulgados pela Fifa nesta quarta.
A Copa nem chegou ao seu topo, que é a final de domingo no Maracanã, mas já conseguiu superar em outra rede social, o Facebook, outros grandes eventos midiáticos como a entrega do Oscar, o Super Bowl e os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi somados. Cerca de 447 milhões de pessoas tiveram acesso à informações sobre o Mundial através de sua linha do tempo, segundo a entidade.
Cerca de 305 milhões de pessoas estão conectadas diretamente às redes sociais da Fifa, no que é chamado pela entidade de “estádio global”. Esse número representa, por exemplo, cerca de quatro mil vezes a capacidade do estádio do Maracanã.
A grande participação do público na internet, principalmente através das redes sociais, indica uma mudança na maneira de assistir aos jogos de futebol daqui para a frente. E talvez esse seja um dos principais legados da Copa do Mundo no Brasil.
Contudo, a televisão ainda se mostra muito forte. A TV alemã bateu a maior audiência de sua história, com as cerca de 32,6 milhões de pessoas que assistiram a vitória histórica da Alemanha sobre o Brasil na terça-feira.