Com uma “entressafra” de 40 dias por causa da Copa do Mundo da África do Sul, o calendário do futebol brasileiro para 2010 foi divulgado ontem pela CBF. A temporada começa oficialmente em 16 e 17 de janeiro, com os campeonatos estaduais.
A primeira competição nacional é a Copa do Brasil, que começa em 10 de fevereiro e será paralisada em 19 de maio. As finais serão realizadas depois da Copa do Mundo, nos dias 28 de julho e 4 de agosto. Caso semelhante ocorre com a Copa Libertadores, que terá semifinais e finais só depois da parada do Mundial.
Assim como no ano passado, 23 datas foram destinadas aos Estaduais. Mas o Campeonato Paranaense, se realmente repetir a fórmula de 2009, terá apenas 20 datas – a Federação e os clubes decidirão este mês se atrasam o início do torneio, antecipam o final ou eliminam rodadas intermediárias.
Já o Campeonato Brasileiro da Série A larga em 9 de maio e será interrompido no dia 6 de junho para a disputa do Mundial. A competição volta no dia 14 de julho e vai até 5 de dezembro. Por causa da interrupção, o Brasileirão-2010 terá 12 rodadas de meio de semana – quatro a mais que em 2009.
A Série B começa em 8 de maio e será paralisada em 5 de junho para o Mundial. O recomeço está marcado para o dia 13 de julho e o final no dia 28 de novembro. A Segundona também terá mais rodadas intermediárias para compensar a pausa para a Copa.
A Série C, com 20 clubes, mas com formato de disputa diferente das Séries A e B, começa em 18 de julho, e termina em 21 de novembro. A Série D que foi implantada em 2009, vai de 18 de julho a 14 de novembro.