A parceria entre a Paraná Esporte e a Federação Paranaense de Tênis (FPT) pode render o seu primeiro grande fruto. Não se trata de um jogador, candidato a substituir Gustavo Kuerten como ídolo, mas de um evento para colocar o Estado do Paraná em evidência.

continua após a publicidade

A FTP enviou à Confederação Brasileira de Tênis (CBT), um comunicado pleiteando trazer para Curitiba a disputa do zonal americano da Copa Davis, que marcará o retorno de Gustavo Kuerten à equipe, na disputa contra as Antilhas Holandesas, confronto marcado para os dias 15, 16 e 17 de julho. No campo esportivo, seria o segundo degrau antes do Brasil brigar para voltar à segunda divisão do tênis mundial.

O problema é que para garantir o evento, a Federação deverá enviar, até o dia 18, uma carta assinada pelas autoridades estaduais e municipais, assumindo os custos do evento.

Além disso, o Paraná, também terá a concorrência dos estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Ceará e Pará, além Distrito Federal, que também se lançaram candidatas a sede do evento.

continua após a publicidade

E não vai sair barato a ?brincadeira?. Estado, município e federação terão que arcar com passagens, hospedagem e alimentação dos dois times. Além disso, no local onde serão disputados os jogos, deve ser construída uma estrutura fixa, que será doada depois, à entidade estadual, para que nela funcione um projeto de desenvolvimento do esporte no local, de caráter popular. Ou seja, para atender a carentes.

A vantagem paranaense é justamente essa. Desde outubro passado, a Federação mudou sua sede para o Centro de Capacitação Esportiva, no bairro do Tarumã, onde ganhou da direção do CCE um espaço para duas quadras de saibro, onde desenvolve um programa que atende a crianças e adolescentes carentes. O Programa de Iniciação ao Tênis (PIT), conta com cerca de 100 alunos, entre 6 e 12 anos, estudantes da rede pública de ensino e que fazem aula de tênis gratuitamente nas quadras da FPT duas vezes por semana.

continua após a publicidade

Após a disputa da Davis, caso ela venha mesmo para Curitiba, a FPT ampliaria seu projeto social, uma vez que contará com um maior número de quadras.

A grande expectativa do confronto entre Brasil e Antilhas Holandesas será a volta de Gustavo Kuerten ao time brasileiro. O evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de julho.