A Uefa aprovou nesta sexta-feira, durante a reunião de seu Comitê Executivo, a mudança de nome da Copa da Uefa, que passará a se chamar Europa League (Liga da Europa) a partir da temporada 2009/2010.
A mudança de nome também é acompanhada por uma alteração no formato do torneio. A nova Copa da Uefa será uma versão secundária da Liga dos Campeões da Europa, com uma fase de grupos com 48 equipes e partidas de ida e de volta.
“As mudanças irão melhorar esta competição histórica que é muito importante para a Uefa e para o futebol europeu, na medida em que trará mais torcedores, jogadores e clubes à emoção do futebol de clubes europeus”, disse o francês Michel Platini, presidente da Uefa. “Eu estou convencido que o novo formato dá à Europa League um novo ímpeto de sucesso.”
A Copa da Uefa tem ficado à sombra da lucrativa Liga dos Campeões da Europa, que dá aos clubes uma exposição global e enormes receitas de televisão. Enquanto apenas o Manchester United arrecadou 43 milhões de euros (cerca de R$ 116 milhões) por ter conquistado a última edição da Liga dos Campeões, os 40 clubes que jogaram na fase de grupos da Copa da Uefa e nas fases subseqüentes ganharam, somadas, 37 milhões de euros (R$ 100 milhões).