Idealizada inicialmente com o intuito de homenagear o eterno Caio Júnior, a competição que aconteceu durante a semana passada em Curitiba conquistou os espectadores que acompanharam os jogos, tanto no CT Barcelos quanto pela internet, e recebeu diversos elogios dos jogadores e comissões técnicas de todos os times participantes. Outro objetivo da Copa Caio Junior de Futebol Sub-15, segundo o seu idealizador Matheus Saroli, é fazer com que essa competição se torne uma referência nacional e até internacional e continue valorizando a categoria de base dos clubes e revelando futuros craques. Baseando-se nessa primeira edição e pela excelente organização como um todo, com certeza o primeiro passo foi dado para que esse objetivo também seja alcançado e já fica a expectativa para as próximas edições nos próximos anos.
Um dos grandes diferenciais dessa primeira Copa Caio Junior foi a presença das equipes internacionais, que vieram dos Estados Unidos e do Japão e proporcionaram uma boa troca de experiências entre os competidores e a oportunidade de enfrentar e conhecer diferentes escolas do futebol. Fato pontuado pelo Luis Gabriel, número 10 do Coritiba que foi um dos destaques dessa primeira edição do torneio. “O campeonato é muito bom. Uma ideia muito legal, que juntou ótimas equipes e deixou bastante competitiva. Tivemos a oportunidade de jogar contra os japoneses, que nunca jogamos contra e tem um estilo completamente diferente do nosso. Eles são rápidos e muito aplicados defensivamente. Foi uma experiência única e muito legal”.
Brasileiros e estrangeiros tiveram um primeiro contato antes se enfrentarem dentro de campo na inauguração da Copa Caio Junior, que foi realizada no tradicional restaurante curitibano Madalosso. Após isso, foi uma semana inteira de muitos jogos e uma boa convivência diária entre os atletas e comissões técnicas dos clubes participantes, Atlético Paranaense, Paraná Clube, Coritiba, Chapecoense, Grêmio, Jacuipense e Jacksonville-EUA e Chiba-JAP. Foram 20 jogos disputados entre essas equipes e 37 gols foram marcados. Teve brasileiros contra estrangeiros, brasileiros contra brasileiros, estrangeiros contra estrangeiros e dois clássicos locais. Teve muita emoção com classificações nos pênaltis. E teve também, é claro, o grande vencedor. O Coritiba, que dos seus 5 jogos, venceu 3, empatou 2 e é o primeiro campeão da Copa Caio Junior de Futebol Sub-15.
Outro grande diferencial dessa competição inédita foi a cobertura dele como um todo. Nas páginas oficiais do evento em suas redes sociais era possível acompanhar e saber de tudo o que estava acontecendo, inclusive assistindo os jogos que eram transmitidos ao vivo no ambiente online. Depois dos jogos, os melhores momentos, os gols e os seus autores, além de entrevistas e fotos de cada dia. Devido a tudo isso, a primeira Copa Caio Junior de Futebol Sub-15 contou com um ótimo público de espectadores. Diariamente era possível ver a boa presença do público que ia acompanhar pessoalmente os jogos, e a cada dia esse número só aumentava. E para quem estava acompanhando somente pelos computadores e celulares o movimento foi o mesmo. O jogo que mais movimentou e chamou a atenção do público foi o clássico Atletiba na semifinal, que lotou as arquibancadas do CT Barcelos e na internet alcançou 71.943 visualizações. A final entre Coritiba e Grêmio alcançou 29.224 visualizações. No último dia de jogos, foi registrado o maior número de espectadores devido ao jogo final e também para ver de perto os ídolos Alex, Ricardinho, Tcheco, Cocito, entre outros, que entrarão em campo antes e fizeram o tão esperado Jogo das Estrelas.
Um sucesso absoluto para essa primeira edição da Copa Caio Junior de Futebol Sub-15 que promete crescer ainda mais e já ficamos na torcida para que seja cada vez maior e melhor. Clubes que não participaram dessa vez já demonstraram a intenção de estar presente na próxima. Apesar de terem ficado longe das primeiras colocações, japoneses e norte americanos gostaram tanto que já prometeram voltar para a próxima edição. Assim como definiu Tiago, goleiro da equipe baiana Jacuipense, “Gostei muito dessa primeira Copa Caio Junior. Ela realmente foi muito organizada e diferente de qualquer competição que já jogamos por aí. Espero muito que ela continue e fique cada vez maior.” Vamos continuar acompanhando, aguardando novas informações e torcendo para que chegue logo a sua segunda edição.