Um levantamento feito pela Apas, associação de supermercados paulistas, apontou que as vendas de cerveja crescem entre 30% e 50% nos dias de jogo da seleção brasileira nesta Copa do Mundo.
Já a venda de carne sobe 20% quando a equipe brasileira entra em campo, segundo a associação.
A Apas apontou que a elevação das compras acontece no período de 3 horas a 2 horas antes do início da partida, quando ela é na parte da tarde, e 1 hora antes dela quando a disputa acontece de manhã.
No restante do dia, as vendas têm seguido o volume esperado em dias comuns.
“Com a sinergia das Festas Juninas e o fato de que quase 92% das pessoas assistem aos jogos em casa, a Copa do Mundo tem sido um grande impulsionador para o aumento no consumo e, consequentemente, o crescimento das vendas nos supermercados”, disse em nota Thiago Berka, economista da APAS.
DATA E HORA
A data e o horário do jogo influencia na lista dos produtos mais comprados pelo torcedor.
Se ele é disputado à tarde ou próximo de um final de semana, cerveja, refrigerante e carnes para churrasco são os mais vendidos.
As vendas de aperitivos também se destacam neste período, sendo linguiça, salame e bacon contando com até 20% a mais de comercialização, e amendoim e pipoca, com aumento de até 25%.
Já nos dias de jogos disputados pela manhã, panificados, frios, sucos e laticínios vendem mais, registrando crescimento de 10%.