Dois apresentadores de televisão norte-americanos foram suspensos nesta quinta-feira (28) depois de usarem gestos racistas durante a transmissão da vitória da Coreia do Sul sobre a Alemanha, na quarta (24).
A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Guardian.
James Tahhan e Janice Bencosme, co-apresentadores do programa matinal Un Nuevo Día (Um Novo Dia), da Telemundo, usaram os dedos para estreitarem os olhos em meio à celebração da vitória que garantiu o México nas oitavas de final.
A repercussão das imagens nas redes sociais levou a Telemundo, rede de TV hispânica sediada em Miami e integrante da NBC Universal, tomar medidas disciplinares contra os apresentadores.
“Estamos extremamente desapontados com os gestos que os colaboradores do nosso programa da manhã, James Tahhan e Janice Bencosme, fizeram em referência à seleção de futebol sul-coreana”, afirmou a emissora, em nota divulgada nesta quinta-feira.
“Nossa empresa leva esse tipo de comportamento inapropriado muito a sério, da mesma forma que contraria os nossos valores e padrões”, complementou.
Além de apresentador, Tahhan também é dono de restaurante e chef de cozinha. Ele divulgou uma declaração em seu Twitter, em inglês e espanhol, se desculpando pelo ato. “Eu admito que fiz algo errado e quero pedir desculpas a qualquer um que tenha se ofendido com isso.”