SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA (UOL/FOLHAPRESS) – O zagueiro Thiago Silva será novamente capitão da seleção brasileira em uma Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (21), o técnico Tite anunciou que o zagueiro vai usar a braçadeira no duelo desta sexta (22), diante da Costa Rica, pela segunda rodada do Grupo E.

continua após a publicidade

Esta será a segunda vez que eleé capitão desde que Tite assumiu o comando da seleção. A primeira foi em 9 de junho de 2016, quando o Brasil perdeu para a Argentina por 1 a 0, em amistoso na Austrália. O único revés até agora sob o comando do treinador.

“Depois de um período fora das convocações, de ter retornado a um alto nível aqui dentro, foi um momento muito especial. Hoje gostaria de dar sequência ao meu trabalho, juntamente com a equipe”, afirmou o zagueiro.

No Mundial 2014, Thiago Silva foi um dos protagonistas da seleção que ficou marcada pela derrota por 7 a 1 contra a Alemanha. Capitão do time naquele torneio, não jogou a semifinal diante dos alemães. Estava suspenso, após levar o segundo cartão nas quartas, contra a Colômbia.

continua após a publicidade

O momento marcante de Thiago Silva na Copa do Mundo de 2014 aconteceu nas oitavas de final, diante do Chile. O zagueiro se recusou a bater uma das cobranças de pênalti, ao qual assistiu de costas e foi às lágrimas, o que gerou muitas críticas, já que o jogador era o capitão da equipe e deveria ter melhor controle emocional.

“Fico bastante tranquilo com relação a isso [críticas sobre 2014]. Tenho que dar o máximo para a seleção, independentemente de estar com a braçadeira”, afirmou Thiago Silva.

continua após a publicidade

“Se nós pegássemos todo mundo que foi criticado na última Copa, teríamos terra arrasada e não teríamos a base dessa seleção. Coloquei uma lista de vários atletas importantes que teriam a maturidade. O Thiago é um deles”, afirmou Tite.