SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Brasil e México se enfrentarão nas oitavas de final da Copa da Rússia, em partida na próxima segunda-feira (2). Só que um embate em questão não será inédito para dois protagonistas da partida: os técnicos Tite e Juan Carlos Osorio. Eles duelaram quando eram técnicos de Corinthians e São Paulo, respectivamente.
Agora, os treinadores têm um encontro marcado no mata-mata do Mundial. Com sete pontos, o Brasi liderou o Grupo E do torneio, e terá pela frente o vice-líder do Grupo F -justamente o México, que somou seis pontos e ficou atrás da Suécia, após a derrota por 3 a 0, nesta quarta-feira (27).
O primeiro duelo entre os dois aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2015. Na ocasião, em 9 de agosto daquele ano, o São Paulo comandado por Osorio recebeu o Corinthians de Tite no Morumbi e empatou por 1 a 1. O jogo foi válido pela 17ª rodada da competição.
Naquela partida, os dois times criaram boas oportunidades de gol. Aos 9min do primeiro tempo, Paulo Henrique Ganso abriu o placar, mas a arbitragem assinalou impedimento. O Corinthians respondeu aos 21min: Luciano escorou o cruzamento de Uendel e fez 1 a 0.
O time de Osorio pressionou, mas só chegou ao empate aos 2min do segundo tempo, em chute de Centurión que Cássio deu rebote na sobra, Luís Fabiano marcou. De quebra, os tricolores ainda pediram pênalti nos acréscimos: Wesley chutou e a bola acertou o braço de Uendel. O árbitro Leandro Pedro Vuaden nada marcou.
Seria o único confronto de Osorio com Tite, uma vez que o colombiano foi anunciado em outubro de 2015 como técnico da seleção mexicana. Agora, os treinadores se reencontrarão na cidade de Samara dessa vez, buscando uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.
MÉXICO BUSCA FEITO INÉDITO
Até hoje, foram quatro jogos entre Brasil e México em Copas do Mundo, com três vitórias brasileiras e um empate. Curiosamente, a equipe da América do Norte jamais conseguiu fazer um gol nestes jogos.
O primeiro jogo veio na primeira rodada da fase de grupos de 1950. Na ocasião, o Brasil fez 4 a 0, graças aos gols de Ademir Menezes (dois), Jair da Rosa Pinto e Baltazar.
As duas equipes se reencontraram já na Copa de 1954, também na primeira rodada da fase de grupos. DesSa vez, o Brasil goleou por 5 a 0, com gols de Baltazar, Didi, Pinga (dois) e Julinho Botelho.
Veio novo duelo na Copa de 1962, mais uma vez na estreia da fase de grupos. A vitória brasileira foi por 2 a 0, graças a Zagallo e Pelé.
O último duelo veio na fase de grupos de 2014, mas pela segunda rodada. Brasil e México empataram por 0 a 0, em jogo de grande atuação do goleiro Guillermo Ochoa.