O Japão tentará colocar a Ásia nas oitavas da Copa do Mundo da Rússia após passar em branco há quatro anos. O adversário será a Polônia, nesta quinta (28), às 11h, em Volgogrado.
Os outros quatro representantes do continente já deram adeus. Foram eles Arábia Saudita, Irã, Austrália e Coreia do Sul.
A melhor participação de uma seleção asiática foi a dos sul-coreanos na Copa de 2002. A equipe, coanfitriã do Mundial ao lado do Japão, chegou à semifinal e ficou na quarta colocação.
Para avançar às oitavas de final, o Japão depende de um empate. Até aqui, a seleção asiática derrotou a Colômbia por 2 a 1, na estreia, e arrancou um empate por 2 a 2 com Senegal.
Mesmo se perder, ainda há chances de ficar com a vaga. No entanto, os japoneses teriam de torcer por derrota da Colômbia para Senegal, que se enfrentam no mesmo horário.
O Japão está em sua sexta Copa do Mundo consecutiva. A melhor participação aconteceu em 2002, em casa, e em 2010, na África do Sul. Em ambas as ocasiões, a equipe caiu nas oitavas de final, contra Turquia e Paraguai, respectivamente.
Se avançar de fase, o Japão vai encarar Inglaterra ou Bélgica no primeiro “mata-mata”. A equipe asiática pode até terminar em primeiro lugar no Grupo H, mas precisa ganhar e torcer para Senegal não vencer. Caso ambos os times saiam com o triunfo, a definição do líder será no saldo de gols.
Já a Polônia havia ficado fora dos dois últimos Mundiais, mas não deixará saudade em seu retorno. Após perder para Senegal na estreia, a equipe de Lewandowski levou 3 a 0 da Colômbia.
JAPÃO
Kawashima; Sakai, Yoshida, Shoji, Nagatomo; Hasebe, Shibasaki, Haraguchi, Kagawa, Inui; Yuya Osako. T.: Akira Nishino
POLÔNIA
Fabianski; Piszczek, Kamil Glik, Bednarek; Bereszynski, Krychowiak, Goralski, Pybus; Zielinski, Lewandowski, Grosicki. T.: Adam Nawalka
Local: Arena Volgogrado
Horário: 11h desta quinta
Juiz: Janny Sikazwe (ZAM)