SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Os torcedores do Japão reconheceram a surpreendente campanha da seleção do país na Copa do Mundo da Rússia e fizeram festa na chegada da delegação no aeroporto internacional de Narita, que fica a 75km do centro de Tóquio.
O Japão conseguiu a classificação ao mata-mata após terminar em segundo em um grupo que tinha Colômbia, Polônia e Senegal e por pouco não avançou às quartas. Nas oitavas de final, a equipe chegou a abrir 2 a 0 contra a Bélgica, mas levou a virada com um gol no último lance do jogo e deu adeus ao torneio.
Mesmo assim, centenas de japoneses compareceram ao aeroporto para comemorar o retorno do elenco e agradecer pelo desempenho na Rússia. O técnico Akira Nishino recebeu até um buquê de flores, enquanto os atletas acenaram para os torcedores.
Mesmo com a boa campanha, o treinador não seguirá à frente do time. Nós não vamos continuar com Nishino quando o contrato dele terminar, disse Kozo Teshima, presidente da JFA (Associação de Futebol do Japão).
O técnico assumiu a equipe de forma inesperada apenas dois meses antes do Mundial depois da demissão de Vahid Halilhodzic.
Eu comandei o time com a noção de que só faria isso até o fim da Copa do Mundo. Eu sinto que cumpri com meus deveres, afirmou Nishino, que era diretor técnico da JFA antes de assumir o cargo de técnico.