SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Comitê Disciplinar da Fifa divulgou, nesta sexta-feira (13), que Croácia e Suécia foram multadas e advertidas por terem feito propaganda comercial irregular durante jogos da Copa do Mundo da Rússia.
Nos dois casos, as duas seleções terão que pagar 50 mil francos suíços (cerca de R$ 192 mil) por violarem os Regulamentos de Mídia e Marketing e o Regulamento de Equipamentos da Fifa. Porém, a entidade não especificou quem foram os responsáveis pelas infrações.
Os croatas receberam a punição depois quer um membro da equipe mostrou marca comercial não autorizada no uniforme durante a semifinal contra a Inglaterra. Na partida, a seleção da Croácia venceu por 2 a 1, na prorrogação, e avançou à final da Copa do Mundo.
O episódio dos suecos foi parecido, mas a Fifa ainda afirmou que já havia alertado a seleção sobre o caso. Em particular, e, apesar de ter sido previamente solicitado a cessar a atividade que levou à violação e receber uma sanção em 6 de julho de 2018, um membro da equipe nacional sueca (ao contrário de vários jogadores no caso anterior) exibiu marca comercial não autorizada no uniforme durante as quartas de final da Copa do Mundo de 2018, entre Suécia e Inglaterra, disse a entidade.