A última vez que Portugal foi líder de um grupo que tinha uma campeã do mundo foi em 1966, quando venceu todos os jogos da fase de grupos e deixou para trás o então bicampeão Brasil. No torneio, a equipe ficou na terceira colocação, a melhor de sua história.

continua após a publicidade

Nesta segunda, a equipe europeia tentou repetir o feito, o que poderia lhe garantir um caminho sem confrontos com campeões do mundo até a final.

O empate em 1 a 1 com o Irã, porém, alterou o plano de Portugal, que terá pela frente o Uruguai, vencedor das três partidas que fez até aqui e que não sofreu nenhum gol na competição.

O único gol português no empate foi marcado por um estreante em Copas do Mundo aos 34 anos. O meia português Ricardo Quaresma surgiu para o futebol sob a expectativa de, pelo menos, rivalizar com Cristiano Ronaldo pelo posto de melhor português de sua geração.

continua após a publicidade

Mas ele não não chegou nem perto disso em sua errante carreira até hoje, com passagens por Espanha, Itália, Emirados Árabes e Turquia.

Diante do Irã, em Saransk, marcou um lindo gol de trivela, marca registrada de seu futebol, aos 44 minutos do primeiro tempo.

continua após a publicidade

Ronaldo teve a oportunidade de fazer o seu quinto gol na Copa em um pênalti marcado com o auxílio do árbitro de vídeo. A cobrança parou nas mãos do goleiro Beiranvand.

Portugal se classificava na liderança do Grupo B até o fim do jogo, quando o camisa 10 iraniano, Karim Ansarifard, marcou de pênalti, o gol que jogou os portugueses para a segunda colocação

O Mundial da Rússia ficará marcado como a Copa dos pênaltis. Com os dois marcados nesta segunda já foram 20 no torneio. Nunca, desde 1998, quando a competição passou a ser disputada com 32 países, houve tantas infrações assinaladas.

IRÃ

Beiranvand; Ramin, Hosseini, Pouraliganji, Haji Safi (Mohammadi); Jahanbakhsh (Ghoddos), Ezatolahi (Ansarifard), Omid; Mehdi, Amiri, Sardar. T.: Carlos Queiroz

PORTUGAL

Rui Patricio; Cedric, Pepe, Fonte, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Adrien, João Mario (João Moutinho); Quaresma (Bernardo Silva), André Silva, Cristiano Ronaldo. T.: Fernando Santos

Local: Arena Mordovia

Juiz: Enrique Caceres (PAR)

Cartões amarelos: Haji Safi, Azmoun (Irã); Raphael Guerreiro, Quaresma, Cristiano Ronaldo (Portugal)

Gols: Quaresma (P), aos 44min do primeiro tempo; Ansarifard (I), aos 47min do segundo tempo