Campeão da primeira Copa do Mundo, em 1930, disputada dentro de casa, o Uruguai tradicionalmente chega aos Mundiais com grandes expectativas. Para a Rússia, a Celeste se classificou em 2º lugar entre os cinco melhores da América do Sul, com 31 pontos, atrás somente da seleção brasileira.

continua após a publicidade

Suarez, Cavani e companhia estrearam na Rússia em 15 de junho, com vitória de 1 a 0 sobre o Egito. O placar tímido de apenas um gol se repetiu contra a Arábia Saudita, na segunda rodada da fase de grupos. No último jogo, contra os russos, os sul-americanos golearam por 3 a 0 e confirmaram a passagem às oitavas.

De virada e com dois gols de Cavani, os uruguaios despacharam Cristiano Ronaldo e a seleção portuguesa na vitória por 2 a 1 na primeira fase do mata-mata, no último dia 30.

Agora a seleção sul-americana se prepara para disputar com os franceses uma das vagas à semifinal da Copa do Mundo, nesta sexta (6), às 11h (horário de Brasília), no Estádio Nijni Novgorod.

continua após a publicidade

A preocupação é se Cavani, lesionado na panturrilha direita na última partida, estará em campo para a decisão. O jogador ainda não voltou aos treinos com a equipe e poderá ser desfalque nesta sexta.