SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Depois de japoneses e senegaleses, brasileiros tiveram um ato educado de recolher o próprio lixo formado em um estádio de Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, depois da vitória por 2 a 0 da seleção de Tite sobre a Costa Rica, em São Petersburgo, um grupo de torcedores passou a recolher copos e papeis que se acumularam durante o primeiro triunfo verde-amarelo no Mundial.
As imagens foram divulgadas pelo Movimento Verde Amarelo, grupo que se organizou para torcer na Rússia. Assim como japoneses e senegaleses, os brasileiros usaram grandes sacos de lixo para recolher os objetos arremessados no chão durante a partida desta sexta-feira.
A gente se inspirou neles mesmo. Na hora um comentou e o pessoal concordou, mas a gente sabe que é muito pouco. O preço do ingresso é gigantesco e a limpeza já está inclusa nisso, mas não custa nada. A gente limpou o nosso setor, e em dois minutos tirou todo o lixo. Um trabalho pífio, muito pouco, mas pode ajudar o trabalho de outra pessoa, disse Saulo Mendonça, estudante de Administração Pública.
O rapaz disse ter sido motivado pela vontade de mostrar uma imagem positiva do brasileiro, ainda mais após os recentes casos de assédio sexual. A gente quis fazer um vídeo para viralizar. Sempre viraliza coisa ruim do brasileiro, como esses vídeos chatos para caramba. Então a gente falou pô, vamos mostrar que a gente sabe fazer uma coisa legal. Foi inspirado nos japoneses e senegaleses mesmo, completou.
O ato de cidadania ganhou a atenção ainda em 2014, quando japoneses trataram de limpar a própria bagunça nos estádios da Copa do Mundo realizada em solo brasileiro.
Quatro anos mais tarde, os japoneses e senegaleses foram os pioneiros na Rússia. A torcida brasileira, com os exemplos anteriores, tratou de repetir a boa ação depois do segundo compromisso da seleção de Tite no Mundial.