Ufa! O Brasil está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo. E sem sufoco. Apesar de não ter apresentado um futebol convincente, a seleção derrotou a Sérvia por 2×0, gols de Paulinho e Thiago Silva, e garantiu a primeira colocação do Grupo E da Copa do Mundo. Na próxima fase, os comandados de Tite encaram o México, na segunda-feira (2), às 11h.
Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!
Porém, o começo de jogo foi complicado. Precisando vencer para avançar, a Sérvia começou dominando a partida. Apertando a marcação, os europeus anulavam o ataque brasileiro e chegavam com perigo á área. Principalmente na bola aérea. Com quase todos os jogadores acima de 1,80m, os sérvios abusavam do chuveirinho, mas sem levar nenhum perigo.
Não que o Brasil também ameaçasse. Com pouco espaço, o time pouco criava e quase não chutava a gol. Só que, a diferença para o adversário é a qualidade individual. E se a Sérvia não dava espaço, era preciso criá-lo. E aí veio a categoria de Philippe Coutinho.
Aos 35 minutos do primeiro tempo, o meia lançou de forma magistral Paulinho, que surgiu como elemento surpresa entre os marcadores e deu um tapa na bola, encobrindo o goleiro Stojkovic e abrindo o placar.
O gol obrigou a Sérvia a atacar, afinal, a derrrota eliminava a equipe. E aí no segundo tempo a seleção poderia chegar mais ao ataque, só que acabou sofrendo mais sustos. Aos 15, após cruzamento pela direita, Alisson afastou a bola, que sobrou na cabeça de Mitrovic. O atacante cabeceou no reflexo e Thiago Silva tirou com o pé. Aos 19, Mitrovic cabeceou e Alisson segurou firme.
Com os sérvios pressionando, Tite mexeu no time e reforçou o meio-campo, com Fernandinho no lugar de Paulinho. Logo em seguida, o Brasil aumentou o placar. Aos 22, Neymar bateu escanteio e Thiago Silva ganhou de todo mundo na área para, de cabeça, mandar para as redes.
Confira a classificação completa da Copa do Mundo
A partir daí, foi controle absoluto da seleção, que esteve perto até do terceiro gol, mas que acabou não vindo – abusando de perder chances -. O que não fez falta, uma vez que o jogo estava definido.
FICHA TÉCNICA
COPA DO MUNDO
Grupo E – 3ª rodada
SÉRVIA 0x2 BRASIL
Sérvia
Stojkovic; Rukavina, Milenkovic, Veljkovic e Kolarov; Matic, Sergej, Tadic, Ljajic (Zivkovic, 29 do 2º) e Kostic (Radonic, 36 do 2º); Mitrovic.
Técnico: Mladen Krstajic
Brasil
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo (Filipe Luis, 9 do 1º); Casemiro, Paulinho (Fernandinho, 20 do 2º), Philippe Coutinho (Renato Augusto, 34 do 2º), Willian e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite
Local: Arena Spartak (Moscou-RUS)
Árbiro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Reza Sokhandan e Mohammadreza Mansouri (IRA)
Gols: Paulinho, 35 do 1º; Thiago Silva, 22 do 2º
Cartões amarelos: Ljajic, Matic, Mitrovic (SER);