SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O mexicano César Ramos será o árbitro das oitavas de final entre Uruguai e Portugal, que se enfrentam no sábado (30), às 15h (de Brasília), em Sochi. Ele foi o responsável por apitar a estreia do Brasil na Rússia e revoltou os jogadores brasileiros no empate por 1 a 1 contra a Suíça.

continua após a publicidade

Ramos teve uma atuação polêmica em dois lances na estreia brasileira. Primeiro, ele não marcou falta em Miranda, que diz ter sido empurrado, no gol de empate dos suíços, quando o Brasil vencia a partida por 1 a 0. O juiz tampouco assinalou infração após o atacante Gabriel Jesus cair dentro da área dos adversários, em lance que os jogadores reclamaram de pênalti.

A irritação brasileira fez com que a CBF enviasse uma carta à Fifa questionando a atuação do árbitro, em especial o fato dele não ter recorrido ao VAR (árbitro assistente de vídeo, tradução da sigla em inglês). A Fifa, porém, considerou correta a atuação do árbitro em ambos os lances duvidosos.

A equipe de arbitragem de Uruguai x Portugal ainda terá Marvin Torrentera e Miguel Hernandez, ambos mexicanos, como auxiliares, além do quarto árbitro Jair Marrufo (EUA).

continua após a publicidade

Já França x Argentina, que também acontece no sábado, será comandada pelo juiz iraniano Alireza Faghani. Ele foi o árbitro na vitória brasileira por 2 a 0 contra a Sérvia na última quarta-feira (27).