ap |
Robinho participou normalmente do treino. Mas sentiu depois. |
Bergisch Gladbach, Alemanha (AE) – Robinho corre o risco de ver escapar a maior oportunidade da carreira. O atacante, que estava praticamente confirmado no time titular para enfrentar Gana, terça-feira, em Dortmund, sentiu dores na coxa direita ontem, depois de tentar chutar a bola, durante treinamento da seleção.
Deixou o campo bastante contrariado, aborrecido e correu para o vestiário com gelo na perna. Se o problema não for tão simples, será vetado pelos médicos. O grau da lesão só poderá ser conhecido hoje.
"Ele sentiu a face anterior da coxa direita e está sendo medicado", comentou José Luiz Runco, chefe do Departamento Médico. "Estamos aguardando a evolução e, se for necessário, faremos exames." Não se sabe ainda se ele terá condição de treinar na tarde de hoje com o restante do grupo.
Antes do incidente, Robinho havia deixado de lado o discurso padrão, normalmente cheio de modéstia, para falar como titular pela primeira vez desde que se apresentou à comissão técnica, há pouco mais de um mês. Sabia que sua chance havia chegado, e estaria entre os 11 na partida de terça-feira, contra Gana, pelas oitavas-de-final do mundial.
Adriano reforçou ainda mais o otimismo do atacante do Real Madrid ao dar clara demonstração de irritação por estar perdendo a vaga de titular. Recusou todos os pedidos de entrevista, na área de imprensa, e passou rapidamente pelos repórteres, cabisbaixo, com a cara fechada e sem nenhum aceno.
O ex-santista foi um dos mais procurados pelos jornalistas. E parou para conversar com todos. Sorriu e repetiu inúmeras vezes que está preparado para entrar. "Acho que atuei bem em todos os momentos em que entrei no time." Chutou para a arquibancada o pensamento de que é bastante jovem e terá oportunidade de ser titular em outras copas.
Pensamento que vinha expondo desde que iniciou a fase de preparação, em Weggis, na Suíça. "Sou novo, mas estou pensando só nesta copa", declarou o atleta de 22 anos. "Quero jogar e ser campeão do mundo." O jogador ainda opinou como deve atuar diante da seleção africana, a mais faltosa da competição. "Vamos para cima deles para tentar provocar expulsões", comentou.
A mudança no ataque foi o tema central do bate-papo entre repórteres e atletas. E ninguém se esquivou de dizer que a promoção de Robinho para a equipe titular mudaria bastante a forma de jogar do Brasil. "Com o Robinho, talvez o time tenha mais habilidade, mais velocidade e marcação, porque ele volta para marcar", analisou Roberto Carlos. "Mas o Adriano também é um grande jogador."
Embora não digam publicamente, vários querem ver Robinho jogando. O atacante, por sua mobilidade no ataque, facilita bastante o trabalho do meio-campo, principalmente de Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Ronaldo e Adriano juntos formam dupla pesada, com pouca movimentação.
Adriano tem consciência de que está indo para a reserva. Não fala com ninguém da imprensa desde quinta-feira, quando o Brasil derrotou o Japão por 4 a 1. Está visivelmente aborrecido. "Adriano sempre foi assim, mesmo quando chegou. Não podemos levar isso em consideração. Independentemente de quem jogue, a seleção é um grupo e temos que estar unidos pela vitória", observou Cafu.