Recordista mundial do salto com vara, Renaud Lavillenie desistiu nesta terça-feira de participar da etapa de abertura da temporada 2015 da Diamond League em Doha, no Catar, depois de sofrer uma lesão no seu ombro direito durante uma prova de 4×100 metros pelo seu clube na França.
Lavillenie machucou o ombro quando caiu na linha de chegada durante o Campeonato Nacional de Clubes, em Lyon, no último domingo, explicaram os organizadores da Diamond League em um comunicado.
O empresário de Lavillenie, Rene Auguin, disse que o campeão olímpico e europeu ficará afastado por dez dias e, portanto, não tem condições de competir em Doha nesta sexta-feira. Não houve graves danos ao ombro do francês, garantiu Auguin.
Porém, a lesão ocorreu no início de uma temporada importante para Lavillenie, que tem o objetivo de conquistar seu primeiro ouro em um Mundial de Atletismo – neste ano, a competição será em Pequim, em agosto. “Felizmente ele não sofreu qualquer lesão grave”, disse Auguin em um comunicado.
Lavillenie foi eleito o atleta do ano pela Federação Internacional das Associações de Atletismo no ano passado, quando também foi o melhor competidor do salto com vara na Diamond League pela quinta temporada consecutiva e quebrou o recorde mundial da prova, que durava 21 anos, da lenda ucraniana Sergei Bubka.
De acordo com Auguin, a expectativa é para que Lavillenie volte e a competir na terceira etapa da Diamond League em 2015, em Eugene, nos Estados Unidos, em 30 de maio.