O Paraná Clube enfrenta o Roma hoje, às 16h, em Apucarana, com dois técnicos novos. O primeiro, interino, que substitui Paulo Campos no banco, é Júlio César Camargo, auxiliar técnico. O outro, que estará na arquibancada, é Lori Sandri, contratado na noite de sexta-feira. Ele se apresentou ontem ao grupo e seguiu com a delegação para o interior do Estado. ?Vou aproveitar o jogo para tirar as primeiras impressões do elenco.?
A contratação do treinador foi turbulenta. Descontente com os valores da negociação, o vice-presidente José Domingos renunciou ao cargo na noite de sexta – voltando atrás ontem pela manhã. ?Fiz isso por causa dos apelos de amigos, diretores e conselheiros, e também após uma conversa com o presidente (José Carlos de) Miranda?, revela o dirigente.
Se para Lori ver o Paraná será novidade, não será muito diferente com o torcedor que acompanhar a partida. Ao todo, o técnico Júlio César não contará com seis titulares para a partida. O goleiro Flávio, com um problema na virilha, dá lugar a Darci. Na lateral direita, Goiano, que vinha jogando improvisado, dá lugar ao lateral-direito de ofício Giuliano, que mesmo sem a melhor forma física vai para a luta. Afinal, não há mais jogadores para a posição. Na zaga, João Paulo, com uma torção no tornozelo, abre passagem para o prata da casa Alison, que também estréia com a camisa titular do tricolor. Ele joga ao lado de Fernando, com quem dividiu a bola na época de juniores. No meio, ao lado do experiente Messias, Júlio escalou Éwerton Cezar, Wilian e Thiago Neves, todos revelados nas categorias de base do clube. ?São mais novos que eu, mas também não sou tão mais velho que eles?, brinca Messias, referindo-se aos companheiros. ?Aliás, mesmo jovens, Wilian e Éwerton Cezar já são canchados.? Depois, com uma postura séria, ele explica que confia na garotada. ?Eles estão ansiosos por uma oportunidade e ela chegou. Uma possível falta de experiência será compensada com motivação?, acredita.
No ataque, sem poder contar com Renaldo, contundido, entram em campo Marlon e Maranhão.
Recomeço
Com um time cheio de novidades, o time quer aproveitar para assumir uma postura nova. Após um final de turno turbulento, com saída de técnico, do capitão da equipe (Axel foi para o Figueirense) e com muitas especulações, o Paraná tenta reencontrar o caminho da vitória no returno.
Por isso, os jogadores estão encarando o jogo de hoje como se fosse a estréia no campeonato. ?É a chance de dar a virada e mostrar que temos qualidade. Vamos com tudo?, diz o animado Marlon. Com sete pontos na tabela, a ordem é não deixar os líderes do grupo A se distanciarem. O Coxa, no topo da tabela, tem 17 pontos.
Giuliano estréia para preencher lateral
Em um time com tantos pratas da casa, o técnico Júlio César poderá contar com um reforço mais experiente para a partida contra o Roma, hoje à tarde, em Apucarana. Trata-se do lateral-direito Giuliano, que é mais um estreante. Com 27 anos, ele iniciou a carreira no Ituano e depois passou pelo Comercial, Vasco e pelo futebol polonês e grego. Contratado há pouco mais de quinze dias, ele finalmente poderá estrear. ?Não estava bem fisicamente e me empenhei nesse trabalho. Na verdade, até era para eu estrear no clássico, mas o treinador achou melhor esperar mais um pouco.?
Como estava nos planos de Campos a utilização de Giuliano, Júlio César seguiu a tendência e o colocou na equipe titular: ?Estou animado. Mesmo que a situação do time esteja conturbada, é bom poder estrear e dar a minha contribuição. Vamos dar a volta por cima?.
A escalação de Giuliano põe fim a um drama que vem tornando a lateral direita do Paraná amaldiçoada. Descontente com o rendimento de Thoni e Vágner na posição, o então técnico Paulo Campos os dispensou e, sem Giuliano em forma, passou a usar Goiano na lateral direita. O jogador foi bem, mas no segundo jogo, contra a Adap, acabou expulso e teve que cumprir suspensão. Campos arriscou-se com Wilian no clássico e vendo que não dava certo, improvisou João Paulo. O zagueiro até ia bem na posição, mas torceu o tornozelo. Como a exclusão de Goiano no jogo da Adap veio com dois cartões amarelos, ele tem que cumprir mais um jogo. Ou seja, se Giuliano não estivesse no elenco, Júlio César não teria quem colocar em campo. ?Não estou 100% ainda, mas não há escolha. Vou para luta e superar a falta de ritmo na vontade e na disposição.? (GR)
CAMPEONATO PARANAENSE
ROMA x PARANÁ CLUBE
Roma: Mateus; Pereira, Cláudio, Vanderlei e Valdo; Kullman, Daniel Romeiro, Cícero e Aléssio; Caetano e Tainha. Técnico: Itamar Belasalmas
Paraná Clube: Julio César (Darci); Giuliano, Fernando Lombardi, Alisson e Edinho; Everton César, Messias, Willian e Tiago Neves; Marlon e Maranhão. Técnico: Julio César Camargo
Súmula
Local: Estádio Bom Jesus da Lapa, Apucarana
Horário: 16h
Árbitro: Ito Dari Rannov
Assistentes: Pedro Amarildo Buchmann e Arestides Pareira da Silva