Paris (AE) – A União Internacional de Ciclismo (UCI) informou que o resultado da contraprova do campeão da Volta da França, o ciclista norte-americano Floyd Landis, pego no doping pelo uso de testosterona, hormônio masculino, será divulgado no sábado.

continua após a publicidade

Caso o segundo exame também comprove o uso do hormônio, Landis perderá o título da Volta da França e será suspenso por um período de dois anos. ?Temos de revelar a contraprova rapidamente, do contrário estaremos contribuindo para a formulação de boatos e negativas sem fundamento?, explicou Pat McQuaid, presidente da UCI.

Na semana passada, Landis se defendeu afirmando que os altos níveis de testosterona encontrados em seu corpo, na 17.ª etapa da Volta da França, seriam produzidos de ?maneira natural pelo seu corpo, já que os ciclistas de alto nível tendem a ter um organismo diferenciado?.

Se a contraprova der positiva, será a primeira vez que o campeão da Volta será desclassificado pelo uso de substâncias proibidas. Com isso, o espanhol Oscar Pereiro, segundo colocado na competição, ficará com o título.

Mais um

continua após a publicidade

O velocista húngaro Gabor Dobos foi flagrado no exame antidoping por excesso nos níveis do hormônio testosterona, e corre o risco de ser banido do esporte pela Associação Húngara de Atletismo, que já o suspendeu preventivamente. Ele disputaria o campeonato Europeu na próxima semana, em Gotemburgo, na Suécia.

Dobos, de 30 anos, já foi suspenso uma vez por doping, em 2000. Ficou dois anos parado e, em 2003, conseguiu seu melhor resultado internacional: ficou em quinto lugar no ranking mundial dos 60 metros rasos indoor. Ele é o terceiro atleta flagrado em menos de uma semana (os outros foram Floyd Landis e o também velocista Justin Gatlin) com excesso nos níveis de testosterona.

continua após a publicidade