Foto: Valquir Aureliano |
Confiante em bom resultado, o capitão Beto retorna hoje ao time titular do Paraná Clube. |
O Paraná Clube entra em campo hoje – às 16h, na Ilha do Retiro – programado para contra-atacar. O técnico Lori Paulo Sandri joga suas fichas num 3-6-1, capaz de congestionar o meio-de-campo sem perder velocidade.
É desta forma que espera tirar proveito da ansiedade do adversário, pressionado por dois recentes tropeços e que também começa a sentir os efeitos do ?fantasma do rebaixamento?. Apesar da cautela inicial, o tricolor tem como meta emplacar uma seqüência de vitórias, o que não ocorre desde o final de julho.
Na oportunidade, durante o período de transição de Pintado para Kleina, o Paraná faturou Flamengo e Palmeiras. ?Precisamos embalar e isso só é possível com duas ou três vitórias seguidas?, reconhece o zagueiro Daniel Marques. Mais do que os três pontos, o tricolor busca ainda uma reafirmação fora de casa, algo decisivo para um clube que faz oito – dos treze jogos restantes – na condição de visitante. Depois de um início promissor, onde ficou invicto por seis jogos (3 vitórias e 3 empates), o tricolor entrou em ?crise de identidade? e já amarga cinco derrotas seguidas longe de sua torcida.
?Precisamos virar esse jogo. Entrar em campo com muita atenção e manter o foco durante os 90 minutos?, analisou o capitão Beto, que volta ao time. Um retorno que contribuiu para a mudança tática do tricolor. Beto une-se a Rafael Muçamba e Batista na proteção à zaga. Porém, tanto ele quanto Batista terão a missão de ?alimentar? o ataque. ?O importante é a ocupação dos espaços. Quero um time coeso?, avisa Lori Sandri. Uma forma de compensar – com essa maior aproximação de setores – a ausência de seu artilheiro.
Com Josiel lesionado, Lima será a principal referência ofensiva do time. ?Não é fácil substituir o artilheiro. Mas, acredito no meu potencial e tô sentindo que hoje vou marcar meu golzinho?, disse o atacante, revelado nas categorias de base do tricolor. Na rodada passada, Lima foi titular, mas ao lado de Josiel. O fato de ficar – na teoria – mais isolado à frente não preocupa. ?Vamos ter a aproximação constante dos meias, dos alas, e em especial do Éverton?, disse Lima. ?O nosso momento é bom e, para continuar assim, precisamos da vitória?, emendou o atacante.
O jogo desta tarde é o primeiro de uma série de ?decisões? que o Tricolor encara, na sua luta pela permanência na Série A. Na seqüência, o time tem pela frente o Atlético Paranaense, no Joaquim Américo, e – após receber o Fluminense – parte para outros dois duelos fora, contra América-RN e Figueirense.
Estádio traz más lembranças a Lori Sandri
O técnico Lori Sandri não esconde a apreensão. Ele retorna à Ilha do Retiro exatos três meses após incidente entre ele e policiais militares de pernambuco. O problema ocorreu no jogo entre Sport x América-RN, clube então comandado pelo atual treinador do Paraná. Ao reclamar contra um deslize da arbitragem – que injustamente expulsou o meia Souza, aos 37 minutos do primeiro tempo – Sandri foi detido pela PM, algemado e agredido.
?Foram dois policiais despreparados. Não dá para generalizar e tenho certeza que fatos como aquele não se repetirão?, disse Lori Sandri. ?Há um receio natural, mas isso não pode – e nem deve – interferir no meu trabalho?, disse o comandante paranista. No jogo ?da confusão?, Lori, apesar da atitude dos policiais de pernambuco, deixou a Ilha do Retiro com um empate (2×2). ?E teria sido melhor, não fosse a interferência da arbitragem?, disse, alfinetando o árbitro cearense Marco Antônio da Silva Sampaio.
No jogo desta tarde, árbitro e primeiro assistente são nordestinos, sendo que o outro auxiliar vem da região centro-oeste. O apitador Émerson Batista da Silva vêm da Paraíba. Os assistentes vem do Rio Grande do Norte – Milton Otaviano dos Santos – e de Goiás – Fabrício Vilarinho da Silva -, respectivamente. (IC)
CAMPEONATO BRASILEIRO
2º turno – 26ª rodada
SPORT x PARANÁ CLUBE
SPORT
Magrão; Luizinho Netto, César, Durval e Dutra; Ticão, Everton, Romerito e Rosembrick (Adriano Gabiru); Carlinhos e Da Silva.
Técnico: Geninho
PARANÁ
Gabriel; Daniel Marques, Toninho e João Paulo; Araújo, Rafael Muçamba, Beto, Batista, Éverton e Paulo Rodrigues; Lima.
Técnico: Lori Sandri
SÚMULA
Local: Ilha do Retiro (Recife-PE)
Horário: 16h
Árbitro: Émerson Batista da Silva (PB)
Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (FIFA-RN) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)