A Confederação Sul-Americana de Futebol pretende estabelecer cruzamento forçado entre times do mesmo país nas quartas-de-final da próxima Copa Libertadores – seguindo o que o regulamento previa até 1999. Essa é a única modificação de regulamento em estudo para a próxima edição da competição, em 2008, disse nesta terça-feira (19) o secretário-geral da entidade, Francisco Figueredo, em entrevista coletiva de encerramento do torneio, em Porto Alegre.

continua após a publicidade

Além disso, a Conmebol deve manter os jogos em cidades situadas em altitudes superiores a 2,5 mil metros, onde times visitantes costumam sofrer e de onde raramente saem com bons resultados.

Figueredo deixou claro que a televisão, que paga altas cotas para ter o direito à transmissão dos jogos, exigiu que as finais não sejam mais entre clubes do mesmo país, como em 2005, quando São Paulo enfrentou o Atlético Paranaense, e em 2006, quando o São Paulo perdeu o título para o Internacional.

Para atender as emissoras, a Conmebol concordou em cruzar os times do mesmo país na semifinal, mas percebeu que havia uma falha. Se três times do mesmo país passassem para a semifinal, seria possível que dois deles chegassem à final. Para evitar essa situação, o cruzamento será antecipado para as quartas-de-final, quando necessário.

continua após a publicidade

A Conmebol também não demonstra disposição para seguir os passos da Fifa, que proibiu jogos oficiais entre seleções em cidades situadas a mais de 2,5 mil metros de altitude.

"A Confederação Sul-Americana tem sua autonomia para determinar onde devem ser disputadas as partidas de seus torneios", disse Figueredo. O dirigente admitiu, no entanto, que a entidade vai pedir que a Fifa faça estudos mais detalhados sobre a influência de fatores como altitude, calor, umidade, frio e neve sobre a saúde dos jogadores para ter subsídios científicos para tomar decisões no futuro.

continua após a publicidade