Atual bicampeão da Volta da França, o espanhol Alberto Contador não teve sorte na primeira etapa da principal competição do ciclismo mundial, neste sábado. A cerca de nove quilômetros da linha de chegada, ele sofreu uma queda, que envolveu ainda outros favoritos, como Samuel Sánchez e Andy Schleck. Os três perderam tempo e completaram o percurso 1min20s atrás do belga Philippe Gilbert, vencedor de etapa.
Contador, que será julgado por doping em agosto e corre a Volta da França porque foi apenas advertido pela Confederação Espanhola de Ciclismo – ele teria comido carne contaminada com a sustância dopante -, foi hostilizado pela torcida francesa durante a maior parte da prova. A queda sofrida, porém, é algo comum nas primeiras etapas, uma vez que muitos atletas, no ímpeto de mostrarem resultado, acabam se afobando e cometendo erros.
De quebra, Contador viu um de seus principais adversários sair na frente. Gilbert nunca havia vencido uma etapa de Volta da França – logo, usará pela primeira vez no domingo a camisa amarela, reservada ao líder da competição -, mas sua vitória não chega a ser uma surpresa, uma vez que ele lidera o ranking mundial e conquistou três provas importantes este ano.
Gilbert, de 29 anos, completou os 191,5 km entre Paso de Gois e Mont des Alouettes em 4h41min31s, graças a um sprint vencedor nos últimos 500m da etapa. Ele foi seguido de Cadel Evans, da Austrália, três segundos atrás, e por um pelotão que fechou a prova seis segundos depois.
No domingo, a segunda etapa será uma prova de equipes contra o relógio. Serão 23 km, com chegada e largada em Les Essarts.