O espanhol Alberto Contador confirmou neste domingo o seu segundo título na Volta da França, mais importante prova do ciclismo mundial. Ele terminou a última etapa da competição, entre Montereau-Fault-Yonne e Paris, em 97º lugar, e manteve a distância de 4min11s sobre Andy Schleck, segundo colocado.
Contador, que já havia vencido em 2007, começou a prova como um dos favoritos. A grande dúvida antes do início era sobre a disputa na equipe Astana, já que o heptacampeão Lance Armstrong retornava à Volta da França e falava em disputar o título.
Mas, com o passar das etapas, Armstrong teve de se contentar em trabalhar para a conquista de Contador. Ainda assim, ele teve desempenho impressionante e terminou na terceira colocação geral, a 5min24s do espanhol.
O maior vencedor de etapas desta edição foi o britânico Mark Cavendish, que somou seis conquistas. O desempenho deu a ele a segunda colocação na disputa entre os sprinters – o título ficou com o norueguês Thor Hushovd.
A camisa quadriculada, dada ao melhor ciclista na montanha, ficou com o italiano Franco Pellizotti. O vice-campeão geral Andy Schleck foi o melhor entre os mais jovens, enquanto a Astana foi a melhor equipe.