O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Nicolás Leoz, garantiu ao ministro do Esporte, Orlando Silva, que o jogo do São Paulo contra o Chivas Guadalajara, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores, não será disputado no México.

continua após a publicidade

O anúncio foi feito nesta sexta-feira ao Ministério depois que o São Paulo enviou carta à Conmebol informando que não pretende jogar no México, país mais afetado pela gripe suína. Até esta sexta já foram confirmadas 42 mortes no território mexicano, de um total de 1.112 casos.

De acordo com informações do Ministério, Orlando Silva entrou em contato com a Conmebol por telefone a pedido da diretoria do São Paulo. O ministro teria dito que o governo federal está preocupado em cumprir as recomendações da OMS de evitar viagens para países com casos confirmados da gripe suína.

Mais cedo nesta sexta, o presidente do clube brasileiro, Juvenal Juvêncio, disse, na carta enviada à Conmebol, “repudiar veementemente” que a partida seja realizada em Guadalajara ou em qualquer outro lugar no México, e pede pressa para que o jogo aconteça “em qualquer ponto das Américas, que não o território mexicano ou outro ponto da América do Norte”.

continua após a publicidade

O Ministério do Esporte também informou que, com o veto ao México, a primeira partida das oitavas entre São Paulo e Chivas deverá ser disputada no Uruguai.